O fio condutor da obra é a ação desenvolvida por vários agentes no culto à Infanta D. Joana em Aveiro: Mosteiro de Jesus e Ordem dos Pregadores, Diocese de Aveiro, Irmandade de Santa Joana Princesa e Município de Aveiro, desde o seu falecimento, em 12 de Maio de 1490, até aos nossos dias.
Por Nuno Gonçalo da Paula *
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
No próximo dia 20 de Abril, às 15 horas, na Igreja de Jesus (Museu de Aveiro/Santa Joana), será lançada a obra “O culto a Santa Joana Princesa em Aveiro – memórias”. A apresentação será realizada pelo Professor Luís Souto. Trata-se de uma edição da 959 – Associação para a investigação, consultoria e edição em comunicação, com abertura de Maria da Luz Nolasco, técnica superior do Museu de Aveiro, e prefácio de D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro.
O essencial da obra resultou da dissertação de mestrado do autor, em 2018, sendo que, desde então, se continuou a recolha de documentação sobre o culto a Santa Joana Princesa em Aveiro, mas também de imagens e obras referentes à Padroeira da cidade e da diocese.
O fio condutor da obra é a ação desenvolvida por vários agentes no culto à Infanta D. Joana em Aveiro: Mosteiro de Jesus e Ordem dos Pregadores, Diocese de Aveiro, Irmandade de Santa Joana Princesa e Município de Aveiro, desde o seu falecimento, em 12 de Maio de 1490, até aos nossos dias. Além da documentação que está aduzida ao volume – que muita dela estava já no pó dos arquivos ou que contava com dezenas de anos desde a sua divulgação primitiva –, cruza informações relevantes para se entender o culto a Santa Joana em Aveiro.
Além das imagens provenientes do arquivo do autor e da Irmandade de Santa Joana Princesa, são também apresentadas fotografias do Município e do Museu de Aveiro. Na obra aparecem imagens da Infanta se não de todo desconhecidas, pelo menos pouco divulgadas.
A capa do livro “O culto a Santa Joana Princesa em Aveiro – memórias” apresenta uma aguarela de António Neves, concebida para esta edição, sendo que a contracapa reproduz uma frase de D. João Evangelista de Lima Vidal, num mês em que se completam 150 anos do seu nascimento e sendo que a ele se deve o reativar do culto contemporâneo a Santa Joana Princesa. O lançamento da obra terá ainda apontamento musical por Tiago Matias.
* Autor.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.