Como todos os trabalhos retrospectivos este é apenas um primeiro contributo, necessariamente incompleto, para a história destas Instituições e da Murtosa.
Por Francisco Faustino *
“O CRM e o Teatro Clube” é um trabalho que pretende dar a conhecer a história e as realizações destas duas instituições Murtoseiras, a primeira largamente centenária e a segunda a caminho de o ser.
O Centro Recreativo Murtoense foi fundado em 1911 e o seu edifício sede o Teatro Clube foi construído entre os finais da década de 20 e o início da década de 30 do século passado e inaugurado em 1931.
Estas duas instituições têm uma vida siamesa rica de realizações, a pedir que alguém as estudasse e transmitisse, para o presente e para o futuro, a sua participação na sociedade Murtoseira.
Dirigente e frequentador de longa data do CRM (Centro Recreativo Murtoense) e das muitas realizações culturais havidas no Teatro Clube decidi transmitir os meus conhecimentos e memórias sobre as duas Instituições ao serviço da comunidade.
Como todos os trabalhos retrospectivos este é apenas um primeiro contributo, necessariamente incompleto, para a história destas Instituições e da Murtosa.
Numa época em que as redes sociais divulgam notícias, menos verdadeiras, desejo que este trabalho seja um impedimento à criação de factos irreais. Se o conseguir valeu a pena.
A apresentação deste livro terá lugar no salão do CRM no próximo sábado, dia 24, pelas 17 horas, para a qual convido o público em geral.
* Professor,
Artigos relacionados
“Histórico imóvel” do Centro Recreativo reabriu com novas funções
Murtosa: Histórico CRM integra ‘Oficina de Dança e Artes Criativas’
Em curso a reabilitação do Centro Recreativo Murtoense
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.