Torre de monitorização na praia de Mira (foto CESAM UA).

Dando seguimento ao trabalho de monitorização pioneiro iniciado em 2017 em colaboração com a Universidade de Aveiro (UA), foi instalado na praia de Mira, este mês, um novo sistema de vídeo e transmissão costeira de ‘nova geração’.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo informação divulgada pela newsletter do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da UA, o protótipo, que substitui o anterior desativado em 2023, incorpora câmaras de vídeo “mais avançadas”, acopladas a um sistema de laser para detecção da batimetria costeira.

“A combinação destas tecnologias permite observar a formação de agueiros e estudar melhor os processos associados à erosão costeira”, com dados a recolher para uma plataforma inovadora que, espera-se, irá permitir ajudar a compreender como se forma a erosão, identificar os invernos mais agressivos e os locais da costa mais vulneráveis.

A praia de Mira foi identificada como um ‘hotspot’ da erosão costeira da zona do centro de Portugal, motivando vários projetos de investigação académicos no âmbito de um protocolo de colaboração celebrando com o município local.

Paulo Baganha, Investigador no CESAM/DGEO, adianta que a nova plataforma de monitorização “é significativamente mais avançada e, atualmente, única no país com estas capacidades aplicadas à monitorização da faixa costeira e da erosão”.

As informações da Praia de Mira, considerado um “exemplo emblemático da aplicação prática” de investigação, permitem, por exemplo, ajudar na tomada de medidas para “salvaguardar o cordão dunar e orientar as intervenções necessárias com maior eficácia”, bem como “a compreensão dos mecanismos associados às alterações climáticas” ou desenvolvimento de estratégias de adaptação e mitigação.

Discurso direto

“O que pretendemos com esta parceria é garantir a proteção da costa e a segurança das pessoas. Por isso, a existência de protocolos e parcerias que otimizem recursos é fundamental. O município de Mira tem-se mostrado sempre disponível para colaborar com a Universidade de Aveiro, de forma a garantir que estas iniciativas decorrem da melhor forma possível” – Artur Jorge Fresco, presidente da autarquia de Mira.

Projetos

» Projeto A-AAGORA das Missões do Atlântico – sistema de videomonitorização para fornecer, em tempo real, serviços óticos de avaliação da linha de costa;

» Projeto SHORESAFTY – modelo de topo assimétrico que inclui, para a área emersa da praia, a criação automática do modelo topográfico a partir da conjugação de vídeo e laser. Na parte submersa, serão aplicados métodos de impressão batimétrica para estimar a batimetria costeira.

Empresa associada

A investigação está também a ser desenvolvida em colaboração com a empresa R5 Marine Solutions, responsável pela implementação das tecnologias e, atualmente parte, integrante do living lab do projeto A-AAGORA (ver site do demonstrador português do projeto A-AAGORA).

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.