Ao longo da semana 15 a 24 de novembro, Aveiro esteve no epicentro do agronegócio e da promoção do que melhor se produz na zona centro do País, na valorização dos produtos locais e serviços do ecossistema do setor primário da agricultura. A edição 2024 contou com a presença e participação dos Ministros da Agricultura e da Cultura, José Manuel Fernandes e Dalila Rodrigues, respetivamente e do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, o evento cimentou a sua posição de maior feira agrícola e pecuária da Região, continuando a aposta numa versão alargada de dez dias, que iremos manter em 2025.
A 5.ª edição da Nova Agrovouga, que decorreu entre os dias 15 e 24 de novembro, levou ao Parque de Feiras e Exposições de Aveiro cerca de 100 mil pessoas, com destaque para as cerca de 2.700 crianças dos vários estabelecimentos de ensino do Município que, de 18 a 22 de novembro, descobriram os encantos da Quinta Pedagógica, do arborismo e da floresta e do ciclo do leite, também no quadro da promoção da nossa raça bovina autóctone, a Marinhoa.
Na Nova Agrovouga houve ainda tempo para que miúdos e graúdos descobrissem os encantos da tecnologia aliada à agricultura e do mundo equestre, com sessões de batismos a cavalo e workshops da nobre arte de ferrador.
A gastronomia e os produtos distintivos da Região estiveram em destaque na edição 2024 da Nova Agrovouga, desde a carne Marinhoa ao leitão, vinhos e espumantes da Região da Bairrada, dos produtos do Mar e da Ria de Aveiro, sem esquecer os Ovos Moles de Aveiro.
Conferências
A componente técnica foi uma das novidades da Nova Agrovouga 2024, com debates e conferências sobre a sustentabilidade e o desenvolvimento do território e a celebração do primeiro aniversário do Clube de Produtores Floretais da The Navigator Company.
Foi ainda promovida a Palestra sobre a Floresta da Região do AgroVouga com organização da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, enquanto que o Turismo Equestre foi tema do seminário no dia 22 de novembro, e que reuniu agentes da fileira do Cavalo e do Turismo na partilha de experiências e desafios, com o objetivo de criar um produto turístico de valor. Um contributo para a afirmação de Portugal como um destino de excelência de Turismo Equestre.
Raça Marinhoa e sector Equestre deram vida à Agrovouga
A Raça Marinhoa realizou o seu XXVII Concurso Nacional, no dia 24 de novembro, com a presença de dezenas de animais em exposição e respetivos criadores, verdadeiros guardiões de uma espécie autóctone fantástica da região centro, tendo este ano sido convidada a Raça Mirandesa para participar na exposição de bovinos.
O setor equestre teve o maior destaque e participação de sempre nas edições da Nova Agrovouga, com a presença de criadores, vincado por um programa bastante rico e diversificado e por uma forte adesão por parte do público. Destaque para a realização da Supertaça de Horseball, o concurso de modelo e andamentos, o concurso regional de atrelagem, a taça de equitação de trabalho, espetáculos equestres, o Concurso de Saltos e uma Gala Equestre.
A animação foi uma constante ao longo dos dias do evento, com espetáculos musicais, espetáculos de showcooking, com provas de queijos comentadas, com a presença de várias Confrarias Gastronómicas da Região.
A Nova Agrovouga 2024 foi um evento muito especial que integrou a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, deixando a CMA um agradecimento a todos os expositores e parceiros que tornaram possível a edição deste ano, ficando desde já marcado o regresso em 2025, com mais novidades, num processo de crescimento contínuo, que assumimos desde o seu regresso em 2019.
Câmara de Aveiro
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.