Noite de sonho e pesadelo (BM 1 – Vitória SC B 5)

1524
Beira-Mar - Vitória SC (Foto de Bruno Queirós).

De mal a pior. Depois de três jogos sem vencer, o Beira-Mar sofreu uma ‘goleada’ na receção ao Vitória SC B (1-5) em partida a contar para a oitava jornada do Campeonato de Portugal (série B) e caiu para o sexto lugar (12 pontos), sendo ultrapassado pelos vimaranenses que, após sua primeira vitória fora de portas, subiram à quarta posição, com 13 pontos, os mesmos do Salgueiros. Ao intervalo, os locais já perdiam por 0-3, não tendo conseguido evitar a segunda derrota na prova.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A equipa aveirense apresentou-se com duas alterações em relação à ronda anterior: Diego Tavares e Diogo Tavares ocuparam as vagas de Silvestre (suplente) e Bernardo (castigado). No banco, a equipa da casa tinha duas novidades: Micael (avançado Sub-19) e Lira (Beira-Mar B). Já nos visitantes, Calegari e Lumungo entraram para os lugares de Tounkara e Kiko, ambos não convocados.

Onzes iniciais

Beira-Mar: Luis Pedro, Tiago Melo, Pedro Santos, Diego Tavares, Luka; Rui Sampaio, Breda, Maurício; Diogo Tavares, Chiquinho; Cícero,

Vitória SC:

Celton Biai; Alberto Baio, Calegari, Dénis, Jonathan Mutombo; Hugo Felix, Gonçalo Nogueira, Ruca; Jota, Dieu, Lumungo.

Ficha do jogo via FPF (em atualização)

O Beira-Mar até se apresentou com cautelas defensivas (Breda atuou como trinco), mas não foi suficiente para travar uma primeira parte demolidora do Vitória SC B. O primeiro remate com algum perigo ainda pertenceu à equipa da casa (Chiquinho levou a bola a sair junto à baliza). Do lado oposto, Luís Pedro não tardou a ser chamado a jogo numa defesa incompleta a remate de Jota. Na segunda vez que a formação de Guimarães alvejou a baliza, Ruca foi mais feliz (19 minutos), estreando-se a marcar.

Ao passar a meia hora de jogo, os aurinegros criaram alguns lances que deram esperanças aos adeptos da casa, só que o ataque visitante estava numa noite inspirada e chegou ao segundo golo. Jota cruzou da direita e Lumungo só teve de encostar o pé na bola.

Na resposta, Chiquinho, novamente, poderia ter aproveitado melhor uma bola longa enviada por Luís Pedro, no entanto Dénis foi mais rápido a afastar o perigo da sua grande área.

Aos 41 minutos, novo ‘balde de água fria’. O endiabrado Lumungo conduziu a bola vindo da esquerda, passou em corrida entre Maurício e Pedro Santos e, num compasso de espera, sentou Diego Tavares, antes de finalizar para o fundo da baliza. Com o bis, o jovem são-tomense aumentou para três os golos apontados na prova.

Pouco depois do apito para o início da segunda parte, o Vitória SC festejou golo pela quarta vez, igualando o resultado mais expressivo que tinha alcançado na prova (4-2 na receção ao Vila Meã). Luís Pedro afastou com os punhos e a bola sobrou para Gonçalo Nogueira que, na recarga, de fora da área, desferiu um remate enrolado, estreando-se a marcar.

O Beira-Mar haveria de conseguir o ‘golo de honra’ aos 56 minutos, numa insistência de Diogo Tavares, finalizada na área com um remate bem colocado. O extremo fez o seu quarto golo (melhor marcador da equipa).

Assistiu-se a uma fase em que os guarda-redes se evidenciaram positivamente. Luís Pedro adiou enquanto pôde o quinto. Primeiro, a defender para canto um remate de Jota.
Do lado contrário, Bial também esteve atento ao desviar um cruzamento rasteiro da linha de fundo de Chiquinho. Seguiu-se uma dupla defesa do guarda-redes da casa, a outros tantos remates à ‘queima roupa’. Já nos ‘descontos’, Luís Pedro ainda fez nova defesa incompleta numa confusão na pequena área, só que os defesas não completaram o alívio da melhor forma e a bola sobrou para Gonçalo Pinto, que não desperdiçou (segundo golo), fechando a contagem.

São João de Ver deixa Amarante escapar na liderança

O São João de Ver somou o segundo empate seguido (1-1) na receção ao Rebordosa, deixando a liderança entregue ao Amarante, que venceu no reduto do Florgrade (1-2). Os malapeiros, que chegaram ao empate já na ponta final do encontro, somam 18 pontos, menos dois que os amarantinos, agora isolados no topo da classificação.

Já os corticeiros perderam pela segunda vez seguida. Ao intervalo, o Amarante vencia por 0-1 e chegou ao segundo golo. O Florgrade reduziu, relançando a partida mas os visitantes defenderam bem a vantagem mínima. A equipa que joga em Ovar ocupa o 12ª lugar com cinco pontos.

Jogos e resultados via Zerozero.pt.

Facebook Campeonato das Oportunidades

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.