O Porto de Aveiro tem sido escalado regularmente pelo E-Ship 1, um navio especializado no transporte de componentes de turbinas eólicas que utiliza, também, a energia eólica para se deslocar.
“Na realidade é um navio híbrido diesel-eólico, utilizando quatro torres cilíndricas instaladas no convés, com vinte e sete metros de altura cada uma, que captam a energia do vento para auxiliar a propulsão a diesel do navio”, lê-se numa nota explicativa partilhada pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) nas redes sociais.
Tecnicamente é designado de “navio flettner”, uma vez que os quatro grandes rotores que se elevam do seu convés rodam através de pequenos motores elétricos, resultando na transmissão de energia para a propulsão do navio pelo “efeito magnus”. O navio é propulsionado, pelo menos em parte, por estes grandes rotores verticais motorizados, por vezes conhecidos como velas de rotor, sendo o nome atribuído em memória do engenheiro alemão Anton Flettner que esteve no primeiro rotor deste tipo em 1920.
O “efeito magnus” é uma força que atua sobre um corpo que gira numa corrente de ar em movimento, produzindo uma força perpendicular à direção da corrente de ar e ao eixo do rotor. Essa força repercute-se positivamente no deslocamento do navio.
O E-Ship 1 pertence à empresa Enercon GmbH, tem 130,42 metros de comprimento, uma boca de 22,5 metros e uma velocidade máxima de 17,5 nós. Teve a sua viagem inaugural a 17 de agosto de 2010. Escala regularmente os portos de Viana do Castelo e Aveiro para exportação de pás e componentes das turbinas eólicas. Na foto pode ver-se o navio esta semana atracado ao caís no Porto de Aveiro.
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