Neste dia de aniversário, mais do que assinalar a data, queremos prestar homenagem a todos esses profissionais e voluntários.
Por Eng. Fernando Cardoso *
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz assinalou o seu 89º aniversário. A efeméride não é comemorada como é habitual fruto do estado de emergência que vivemos em Portugal e que foi motivado pela pandemia da covid-19.
Coincidência dos factos, no mês que comemoramos os 46 anos de liberdade em Portugal, a população, em geral, vê-se privada de alguma liberdade em termos de contacto pessoal e de liberdade de movimentos.
A liberdade de pensamento e de expressão, entre tantos outros direitos, outrora reprimidos, podem felizmente continuar a ser usufruídos por todos nós.
Quis a lei em vigor que nos resguardássemos e evitássemos ajuntamentos.
A realidade que vivemos recentemente no concelho de Ovar leva-nos a ter algum recato quanto a festejos mais ou menos efusivos. Não é tempo de festas.
Foram muitos aqueles que sofreram e que ainda sofrem devido à pandemia que nos afetou de forma mais particular em Ovar.
Até agora, infelizmente, 35 residentes neste concelho não resistiram à pandemia. Os números não foram maiores devido à ação solidária da população que ficou confinada em suas casas, mas também devido ao trabalho intensivo, abnegado e corajoso de tantos profissionais e voluntários de diversas áreas que estiveram no terreno a lidar diretamente com a pandemia.
Neste dia de aniversário, mais do que assinalar a data, queremos prestar homenagem a todos esses profissionais e voluntários, de onde destaco o papel que os Bombeiros Voluntários de Esmoriz que desempenharam bem a sua missão, uma vez mais, e souberam demonstrar que são uma força vital para assegurar o socorro, a segurança e bem estar da população pondo muitas vezes a sua própria vida e dos seus em risco.
São 89 anos em missão. Uma missão que atravessou várias gerações. Gerações essas que sempre souberam ultrapassar as dificuldades e souberam também elevar o bom nome das gentes de Esmoriz, de Cortegaça e de Maceda. É da mais elementar justiça prestar homenagem a todos esses homens e mulheres que se entregaram a esta causa de serviço público e humanitário.
Uma palavra de enorme agradecimento também a todos aqueles que apoiam a AHBVE com os seus donativos. Estou grato por tal ato de generosidade. É também graças a atos valorosos como estes que tenho a esperança num futuro melhor e mais solidário.
Foram muitos aqueles nos doaram parte do resultado do seu trabalho em prol desta associação. Foram também muitas as palavras de incentivo e de agradecimento que temos recebido da população, de outras entidades e de responsáveis políticos. Por tudo isto, em nome da AHBVE, estamos-lhes muito agradecidos.
Queria por fim, aproveitar a oportunidade para manifestar ao Comando e a todos os bombeiros do Corpo Ativo, em nome de todos os membros dos órgãos sociais, a nossa gratidão e agradecimento pelo vosso empenho, dedicação e sacrifício pessoal na superação das dificuldades com que nos debatemos diariamente. Um abraço de reconhecimento ao nosso Quadro de Honra, Fanfarra, Nadadores Salvadores, Secção Desportiva, GCI e demais colaboradores pelos serviços prestados.
Quando conseguirmos recuperar, de novo, a liberdade total estaremos cá para festejar com a dignidade e alegria que todos os bombeiros desta corporação merecem. Também nessa altura elevaremos de novo bem alto o nosso estandarte e nos reuniremos de novo para um abraço comum.
* Mensagem do Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz a pretexto das comemorações do 89º aniversário da corporação.