Arrancou esta semana a empreitada de reabilitação e ampliação do estaleiro museu da praia do Monte Branco, na Torreira, informa a Câmara da Murtosa.
Um investimento de 358.974 euros que prevê um novo edifício, a norte do atual estaleiro, com uma dimensão que permitirá a construção, no seu interior, de embarcações tradicionais de maior envergadura e na reabilitação do corpo atual.
O prazo de execução estimado é de 240 dias.
O novo edifício passará a albergar um centro interpretativo da construção de embarcações tradicionais, com uma exposição permanente e espaço para exposições temporárias.
Os visitantes poderão, simultaneamente, conhecer um pedaço da memória histórica, cultural, económica e social do povo marinhão e assistir, ao vivo, à construção e reparação de embarcações tradicionais.
O projeto da reabilitação e ampliação é da autoria do arquiteto murtoseiro João Ruela, que havia já desenhado não só estaleiro existente como toda a intervenção de requalificação da área do Monte Branco, levada a cabo pela autarquia, em 2009.
“A valorização das artes de construção naval e das embarcações tradicionais, em particular do barco moliceiro”, é assumido como “um dos desígnios estratégicos da Estação Náutica da Murtosa, recentemente constituída, que reúne agentes turísticos, associativos e institucionais na promoção da Murtosa e da Ria de Aveiro.