
O presidente da Câmara da Murtosa esclareceu que “não existe qualquer rotura na rede de saneamento” no concelho, mas uma incapacidade do sistema em escoar o caudal de efluentes. Aguardada correção prometida pela empresa Águas do Centro Litoral.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
O assunto foi levantado em reunião de executivo por Augusto Leite, vereador do PS, questionando “a origem” da rotura na rede de saneamento junto ao depósito da água do Chão do Monte, na estrada nacional 109-05, e, consequentemente a “poluição dos terrenos circundantes”.
Na resposta, o líder da autarquia assegurou que “não existe qualquer rotura de saneamento”, mas o que que sucede em “períodos de elevada precipitação resulta exclusivamente da incapacidade” da Águas do Centro Litoral (AdCL), a antiga SIMRIA, “de transportar para o vizinho concelho de Estarreja o efluente que lhe é entregue”.
Uma “insuficiência técnica” que, admitiu Joaquim Batista, agravou-se com o passar do tempo e poderá tornar-se ainda mais problemática “se nada for feito em tempo” até à entrada em atividade de empresas a localizar quando estiver concluída a terceira fase da zona industrial do Bunheiro.
A Murtosa é prejudicada por “um erro de cálculo e dimensionamento” que remonta ao tempo da instalação de condutas pela SIMRIA, existindo hoje “um diferencial muito significativo entre a capacidade de transporte” do efluente da rede em baixa e da rede em alta.
“Aquilo que é evidente no arruamento” afetado “é o transbordo de uma caixa por incapacidade da estação elevatória” da AdCL “receber o efluente para ele dirigido”.
Segundo Joaquim Batista, o município conseguiu que a empresa do grupo Águas de Portugal assuma o estudo e execução das obras corretivas necessárias, o que se encontra previsto no plano de investimento da AdCL para os próximos dois anos.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.