Albergaria-A-Velha aderiu à proposta do vizinho concelho de Sever do Vouga para a requalificação de troços da antiga Estrada Nacional (EN) 16 tendo em vista a melhoria da circulação rodoviária.
O esforço intermunicipal a que se deverá associar também Águeda ganhará a forma de protocolo de cooperação.
As três autarquias deverão, assim, repartir os encargos decorrentes da empreitada a lançar para a requalificação em causa que prevê a execução de corte de curvas e construção de aquedutos.
Os custos a dividir estão orçados em cerca de 20 mil euros por município, com Sever do Vouga a ser ‘dona da obra’ para efeito de concurso público.
A obra permitirá melhorar a circulação rodoviária em alguns dos troços da EN 16 com traçado mais sinuoso, nomeadamente na ligação entre os municípios de Albergaria-a-Velha (Foz/Mouquim), Águeda (Carvoeiro) e Sever do Vouga (Foz do Rio Mau).
A EN 16 foi substituída pelo antigo IP5 na ligação do litoral ao interior, passando a ter carater local e, em vários troços, de interesse turístico, permitindo uma ligação a vias estruturantes, como a A25, a A1, o IC2 e a área litoral.