
Prémio reconhece as boas práticas e iniciativas em prol do voluntariado desenvolvidas pela autarquia.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
O município de S. João da Madeira foi um dos galardoados na 2.ª edição do Galardão Autarquia Voluntária, promovido pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES). Esta distinção reconhece as boas práticas e iniciativas implementadas em prol do voluntariado nas autarquias portuguesas.
São merecedoras de distinção as práticas, dinâmicas e instrumentos criados e desenvovidos pelo Município de S. João da Madeira em prol da promoção do voluntariado. Pretendeu-se distinguir como boa prática a integração de voluntariado nas práticas de gestão da autarquia, com a afetação de equipas dedicadas e o estabelecimento de uma rubrica orçamental específica para esta área.
O Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira tem desempenhado um papel central neste reconhecimento. A sua promoção e dinamização estão a cargo da Associação de Jovens Ecos Urbanos, contando com a parceria de várias entidades locais: Câmara Municipal de S. João da Madeira, Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira, Centro Humanitário da Cruz Vermelha de S. João da Madeira, ACAIS – Associação do Centro de Apoio aos Idosos Sanjoanenses, UAb – CLA de S. João da Madeira, CERCI S. João da Madeira – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades CRL, e a Liga dos Amigos do Hospital São Sebastião. Juntas, estas instituições têm como principal objetivo a promoção do voluntariado no concelho, fomentando redes de solidariedade e envolvimento comunitário.
O Galardão Autarquia Voluntária, criado pela CASES, visa reconhecer formalmente o trabalho das autarquias em prol do voluntariado, promovendo uma rede de partilha de boas práticas que possam ser replicadas por outros territórios. A iniciativa destaca não só a relevância do envolvimento local, mas também a criação de condições que incentivem uma sociedade mais inclusiva e solidária.
A cerimónia de entrega do galardão está marcada para o próximo dia 30 de janeiro, no Teatro Thalia, em Lisboa. A distinção atribuída a S. João da Madeira reafirma o compromisso do município e das suas instituições parceiras em fomentar o voluntariado como instrumento de transformação social e coesão no concelho.
Câmara de São João da Madeira
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.