Uma mulher de 41 anos assumiu hoje de manhã, no Tribunal de Aveiro, que tentou entregar droga na cadeia de Aveiro ao companheiro, residente em Águeda mas atualmente detido a cumprir tempo de cadeia no âmbito de outro processo.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A arguida, que está a responder por um crime de tráfico de estupefacientes, garantiu que a situação ocorrida em em junho de 2022 foi a única vez, alegando que os produtos em causa (três pedras de cocaína e um pouco de haxixe) seriam destinados a consumo próprio do homem, que também é arguido (remeteu-se ao silêncio no início do julgamento), e não foi combinado entre ambos.
A mulher disse que entrou na cadeia com a droga na boca, embrulhada num plástico, que tentou passar quando, após esgotar o tempo do encontro, na despedida, deu um beijo na boca ao companheiro. No entanto, na atrapalhação do momento, o pacote acabou por cair no chão e despertou a atenção dos guardas prisionais, que descobriram, apreendendo-o.
“Ele andava muito triste, em baixo, resolvi levar-lhe a droga para ficar mais calmo. Ele não sabia de nada. Na altura estávamos de máscara [por causa do Covid], não foi detectado o que tinha na boca”, explicou a arguida, lembrando que o casal consumiu “durante muitos anos” em conjunto.
A mulher garantiu que não tinha levado anteriormente droga daquela forma (fazia visitas semanais) e a mesma não era destinada ao companheiro para traficar no interior da cadeia. “Aquilo dava para um dia”, justificou.
A versão mereceu reservas da Procuradora do Ministério Público. “Sem avisar, seria difícil entregar a droga daquela forma. Certamente que nem conseguia falar bem com aquilo na boca”, afirmou a magistrada.
A arguida encontra-se numa comunidade terapêutica há cerca de um ano, onde tem atividade laboral. O casal tem uma filha de 15 anos, institucionalizada.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.