O Movimento Independente Sentir Aradas recorreu à Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA) para conseguir consultar diversa documentação solicitada à Junta de Freguesia local, nomeadamente relativa a encargos financeiros e de contratação pública (funcionários).
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
O parecer emitido pela entidade administrativa independente, que funciona junto da Assembleia da República, deu razão ao grupo de cidadãos com representação na Assembleia de Freguesia de Aradas, instando a autarquia a cumprir “o direito de acesso” nos termos expostos.
Em causa, o acesso a despesas com honorários de advogados verificadas no mandato autárquico em curso, bem como a contratos com empresas prestadoras de serviços (contabilidade e apoio a recrutamento de pessoal), mas também a recibos de vencimento de membros do executivo referentes ao presente mandato autárquico.
A Junta de Freguesia, num primeiro momento, facultou documentação, mas apenas parte do que o movimento Sentir Aradas pretendia consultar, o que motivou o recurso ao CADA.
Artigos relacionados
Aveiro: Arquivada queixa contra presidente da Junta de Aradas
Sentir Aradas denuncia “partidarização” de contratações na Junta local / Presidente diz que é legal
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.