Tolerância e respeito mútuos são os valores que a momondo, motor de busca de viagens, hotéis e aluguer de carros, quer passar aos alunos portugueses, com idades entre os 10 e os 15 anos.
Para isso, no dia em que se assinalou o Dia Internacional da Tolerância – 16 de novembro – da UNESCO, a marca lançou a segunda edição da iniciativa Open Minds, um projeto educacional com o objetivo de trabalhar conceitos como a confiança e a tolerância.
Desconstruir preconceitos em sala de aula
Como parte da iniciativa, a momondo esafia os professores de escolas de todo o país a participar na competição escolar. Só têm de fazer o download do kit “Our Colourful World”, completar os exercícios em sala de aula e com a participação de toda a turma, e enviar os materiais para a momondo, juntamente com a resposta à questão “Quais foram as três coisas mais surpreendentes que a turma aprendeu?”.
A competição Open Minds termina a 16 de março de 2019 e a turma vencedora será anunciada a 26 de março de 2019. A turma com as respostas mais honestas e inspiradoras poderá ganhar 1.500 €, para aplicar num projeto alusivo ao tema da tolerância.
Margarida Gameiro, porta-voz da momondo para o mercado português, salienta que “num mundo em que os preconceitos voltam a estar na ordem do dia, é importante que façamos parte de uma narrativa positiva, incentivado a comunidade a participar. Com a iniciativa Open Minds pretendemos continuar a trabalhar para desconstruir barreiras e mostrar que, se educarmos os mais pequenos para a tolerância, estamos a ajudar a geração futura a ter uma mente aberta e a manter-se sempre curiosa.”
Vamos abrir-nos ao mundo
Para a segunda edição do Open Minds, a momondo volta a associar-se à CISV International, uma organização sem fins lucrativos, cujo objectivo é educar para a promoção da paz, e conta, ainda, com o apoio da UNESCO.
Educar os mais novos e incentivá-los a construir amizades interculturais, alicerçadas na cooperação e na compreensão é parte do ADN das três instituições que, juntas, querem fomentar um mundo mais aberto. “É com muita alegria que voltamos a trabalhar com a momondo, nesta iniciativa. O trabalho que desenvolvemos na CISV, em que promovemos a diversidade cultural através de atividade educativas e culturais divertidas, tem vindo a mostrar-nos que é possível construir amizades que vão durar uma vida, independente do país ou cultura de origem”, sublinha Margarida Cid Proença, porta-voz da CISV Portugal.
Nesta edição, a momondo convidou também a atriz e ativista pela igualdade, Mariana Monteiro, a levar a mensagem da tolerância a mais crianças, através de uma parceria que incluirá uma visita à turma vencedora. “Foi com orgulho que aceitei o convite da momondo. Acredito que este tipo de iniciativas fazem a diferença para termos sociedades mais tolerantes e igualitárias no futuro. Os jovens têm um papel fundamental nesta abertura de consciências e por isso faz tanto sentido este tipo de desafios ser lançado às escolas”, refere a atriz.
De recordar que a primeira edição da competição Open Minds teve como vencedora mundial a turma do 9ºG da Escola Secundária Alcaides de Faria, em Barcelos.
Open Minds
Na base da iniciativa está um estudo desenvolvido pela momondo que mostra que 67% dos pais portugueses acreditam que a tolerância e o respeito mútuos são os valores mais importantes que se pode passar aos seus filhos. E num mundo em que se assiste a um crescimento de preconceitos e estereótipos negativos e as crianças começam a perder a confiança nos outros, a momondo, com a sua visão de tornar o mundo mais aberto através das viagens, em parceria da CISV International, uma organização sem fins lucrativos, lançou a iniciativa Open Minds. O objetivo é levar até aos mais jovens um conjunto de mensagens e conteúdos que visam educar e inspirar para a paz. Os exercícios, que fazem parte dos materiais educativos, permitem dar as ferramentas necessárias para as crianças de hoje verem na diferença fonte de inspiração e desenvolvimento, e não de intolerância e preconceito.
momondo
A momondo.pt é um motor de busca que pesquisa milhares de sites de agências de viagens e companhias aéreas e compara milhões de preços para voos, hotéis e carros de aluguer. A momondo, disponível gratuitamente no mercado português desde 2013, destaca-se dos produtos concorrentes pelo design cuidado, simplicidade de utilização e performance. A momondo foi fundada e encontra-se sediada em Copenhaga e está presente em 32 mercados, entre os quais Portugal, um mercado estratégico para a empresa. Além do site momondo.pt, a empresa disponibiliza aplicações móveis e guias de viagem para iOS e Android. A momondo é uma marca gerida pela KAYAK, subsidiária da Booking Holdings Inc.
iOS: https://itunes.apple.com/pt/app/momondo-cheap-flights-travel/id436736538?mt=8
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.momondo.flightsearch&hl=pt-PT