A Comissão Política Concelhia de Aveiro do Partido Socialista, defende, e continuará a defender, uma política de mobilidade municipal que privilegie os modos suaves, o transporte público e a acessibilidade pedonal.
Seria de estranhar que o PSD não fizesse, cf. Nota de Imprensa de 25 de junho, pp, «um balanço muito positivo da política de mobilidade da CMA: a qualificação urbana, a prioridade aos modos suaves, o Ferryboat, os Moliceiros e os Autocarros Elétricos». O que é de estranhar é que o subtítulo desse comunicado seja: «No momento em que a CMA inaugura um novo sistema partilhado de bicicletas promovendo os modos suaves de deslocação, ambiente e a atividade física, o PS opta pela incoerência».
O Partido Socialista não demonstra incoerência alguma. Não se opõe à BUGA. Ela é uma herança da sua gestão . Critica que tenha deixado de ser gratuita. Critica a inexistência de docas de estacionamento para além da área delimitada do centro do Município. Critica a instalação das docas nos passeios.
Congratula-se pelo alargamento da área de implementação do projeto. Congratula-se pela manutenção da marca «BUGA». Congratula-se pela promoção de um modo suave de deslocação.
O Partido Social Democrata, concelhia de Aveiro, opta pela mentira, relativamente à posição dos que discordam de uma política de mobilidade com medidas avulso. Opta por tentar lançar a confusão referindo, no seu comunicado, a intervenção de Alberto Souto de Miranda no Debate: “A mobilidade ferroviária e a mobilidade suave na região de Aveiro”, organizado pela Sedes Aveiro e que decorreu no dia 25 de março de 2023, com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco. Ainda que o PS não devesse comentar a referência feita pelo Presidente da Concelhia de Aveiro do PSD a uma atividade da Sedes, não podemos deixar de lhe explicar que a última frase do seu comunicado é totalmente desprovida de sentido, não vá o Sr. Presidente acreditar que a ferrovia é da responsabilidade das Câmaras Municipais.
Em Portugal, é a Infraestruturas de Portugal que concebe, projeta, constrói, financia, conserva, explora, requalifica, alarga e moderniza as redes ferroviárias.
Lamentavelmente, a rede de transportes públicos no Município de Aveiro é deficitária, não constituindo uma alternativa para os que não dispõem de recursos económicos, para se deslocarem de automóvel, ou para os que têm preocupações ambientais.
Há 18 anos na gestão da Câmara Municipal de Aveiro, o PSD já teve tempo para implementar uma estratégia de mobilidade para o Município e para contribuir para a implementação de uma estratégia de mobilidade intermunicipal que articule meios de transporte e reduza a utilização do transporte individual, promovendo a qualidade do ar, do ambiente e da saúde humana.
Ferryboat e autocarros elétricos, se os seus horários não forem articulados com os de outros meios de transporte e se a sua frequência não for de encontro às necessidades das pessoas não passam de medidas avulso.
O Partido Socialista não deixará de contribuir para o debate político manifestando as suas discordâncias, quando discorda, da gestão do PSD na Câmara Municipal de Aveiro. Deixamos o discurso laudatório e acrítico para o Partido Social Democrata.
Comissão Política Concelhia de Aveiro do Partido Socialista
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