Mobilidade ciclável: Uma rede nacional mais forte, coesa e agregadora

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Foto Encontro Nacional de Grupos Promotores da Mobilidade Urbana em Bicicleta.
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O evento cumpriu todos os seus objetivos de reaproximar e conhecer pessoas, estreitar laços de amizade e colaboração, conhecer para replicar e incrementar o impacto dos projetos que já promovem a mobilidade ciclável e, sobretudo, criar uma rede nacional mais forte, coesa e agregador.

Pela equipa da organização do V Encontro Nacional de Grupos Promotores da Mobilidade Urbana em Bicicleta

A 5ª edição do Encontro Nacional de Grupos Promotores da Mobilidade Urbana em Bicicleta que decorreu em Aveiro no fim de semana de 25, 26 e 27 de Março teve um balanço muito positivo. Foi um fim de semana intenso e gratificante, uma sensação partilhada por todos os participantes. Ao longo de três dias, estiveram reunidos em Aveiro pessoas da cidade anfitriã, de Lisboa, do Porto, de Coimbra, de Viseu, de Braga, de Matosinhos, de Vila Real, entre outras, para debaterem e repensarem como podem trabalhar mais e melhor em conjunto em prol da bicicleta como meio de transporte diário.

Dia 25

O primeiro momento em jeito Warm Up decorreu na sexta feira, pelas 21.30h, no auditório do Avenida Café Concerto, numa sessão de apresentação Pecha Kucha (modelo de apresentação de 20 imagens em 20 segundos cada), com moderação de Alexandra Monteiro, uma das co-fundadoras da Ciclaveiro e Investigadora na Universidade de Aveiro. Nesta sessão pudemos assistir a 11 apresentações de projetos trabalhados e implementados de norte a sul do país e que promovem o uso da bicicleta na cidade, a segurança do espaço público, a educação ambiental e o trabalho de sensibilização desenvolvido junto dos decisores políticos. Este é o momento em que, desde a primeira edição deste encontro, se cria a oportunidade para que estes projetos partilhem experiências, resultados e impactos nas suas comunidades. Esta é já uma iniciativa de referência nacional na temática da mobilidade urbana em bicicleta, sendo um momento importante para esta comunhão, reencontro e novos contactos, do que vai sendo cada vez mais uma comunidade nacional.

Dia 26

Já instalados na cidade de Aveiro, o dia começou para os participantes com uma deslocação em bicicleta ou a pé até à Casa da Comunidade Sustentável, onde decorreu a sessão de co-criação pensada como metodologia inovadora nestes Encontros Anuais, que teve como objetivo central a definição de ideias para projetos colaborativos de ação coletiva para implementação a uma escala nacional ou com impacto nacional. Após uma ronda de interação entre os participantes em registo speed dating, foram identificados problemas, desafios e registados numa nuvem de ideias propostas de soluções. A partir daqui criaram-se equipas de trabalho compostas por pessoas com interesses semelhantes que trabalharam em conjunto para estruturar um projeto de solução para um problema desafio previamente identificado.
Foi um dia intenso de trabalho, à volta de um fervilhar de ideias que, embalado por uma motivação enorme de todos os participantes e organização, culminou em 9 propostas finais tendo por mote a bicicleta, a cidade e a sustentabilidade.
Houve ainda tempo para os participantes pedalarem pela cidade e perceberem que Aveiro tem condições ótimas para o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e turismo, mas com um excessivo uso do automóvel, especialmente no centro, bem como demasiado espaço dedicado ao automóvel.

Dia 27

No último dia, durante a manhã de domingo, foi tempo de apresentação à comunidade dos 9 projetos criados na sessão de co-criação do dia anterior e que nasceram oficialmente para o país no Edifício Atlas, onde cada grupo de trabalho explicou o que se propõe fazer para implementar à escala nacional cada um.

A inclusão social de crianças e jovens com necessidades especiais de suporte com recurso a uma bicicleta adaptada vai ser trabalhada junto de escolas básicas de 1º e 2º ciclo e junto da comunidade pelo projeto Cycle In;

A criação de uma rede nacional de suporte técnico e mecânico aos viajantes de bicicleta, com pontos de apoio junto do comércio local, instituições e entidades para garantir a segurança e a autonomia de quem escolhe a bicicleta para viajar pelo país;

A constituição de um núcleo jurídico que integrará uma equipa multidisciplinar de profissionais para apoiar os Grupos Promotores da Mobilidade Urbana em Bicicleta na sua ação política juntos dos decisores locais e nacionais, na sua atividade regular e no patrocínio de causas relacionadas com os seus fins;

Organização de uma plataforma agregadora de anúncios, tipo “classificados”, dos projetos, de oportunidades de financiamento, de pessoas com competências certificadas, voluntários, serviços e outros, onde entidades, organizações ou empresas possam pesquisar e recrutar esta oferta, para facilitar o matchmaking entre quem já trabalha estes temas e quem os quer trabalhar, contratando recursos e replicando projetos;

Criação de uma rede nacional universal que permita as deslocações de bicicleta entre a pequena aldeia e a grande cidade, através da implementação de uma infraestrutura integrada e homogénea dedicada à bicicleta, à semelhança do que existe para a rodovia e ferrovia;

Elaboração de um Manifesto, um Panfleto e um Site para sensibilização do problema da insegurança rodoviária e poluição nas envolventes escolares, com propostas de medidas concretas para tornar os acessos às escolas mais seguros, mais saudáveis e mais prazerosos para as crianças e famílias, envolvendo os organismos da administração central e local, os agrupamentos e coordenações de escolas, associações de pais, encarregados de educação e crianças;

Elaboração de um Glossário que integrará definições básicas sobre mobilidade, sobre infraestrutura, sobre sinistralidade rodoviária e sobre espaço público, dirigido ao público em geral, às entidades oficiais, poder local e à comunicação social, em formato de pequenos vídeos, para combater a iliteracia que ainda se regista na sociedade sobre estes temas;

Criação e lançamento do Urban Mobility Buddy, que pretende através de um mediador de mobilidade, o Buddy, ajudar as pessoas, as famílias e as organizações a tomarem melhores decisões nas suas deslocações quotidianas, reduzindo a sua motorização e oferecendo alternativas mais sustentáveis para ajudar na mudança de hábitos de mobilidade;

A elaboração de um guião para implementação de cicloficinas móveis e novas cicloficinas.

Encerrado que foi este 5ª Encontro Nacional com a apresentação destes 9 projetos que se querem implementar a nível nacional, o evento cumpriu todos os seus objetivos de reaproximar e conhecer pessoas, estreitar laços de amizade e colaboração, conhecer para replicar e incrementar o impacto dos projetos que já promovem a mobilidade ciclável e, sobretudo, criar uma rede nacional mais forte, coesa e agregadora à volta de uma mobilidade mais saudável, sustentável e económica e socialmente mais eficaz.

Nesta sessão final de apresentação dos projetos contámos com a presença do Presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, do Presidente do Município de Aveiro, da Vereadora da Mobilidade e Transportes e do Presidente da Junta da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz.

Finalmente este V Encontro terminou com o lançar de um desafio para construção desta estrutura nacional cada vez mais organizada e alinhada e que se iniciará com uma plataforma online que divulgará e atualizará o desenvolvimento destes e de outros projetos – www.ena.bike

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Mobilidade ciclável: “É preciso mais ação e projetos mais concretos a nível nacional” – Joana Ivónia (Ciclaveiro)

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