Mercadona destaca investimento em 2021 e planeia mais 10 unidades em Portugal

1997
Mercadona.
Dreamweb 728×90 – Video I

2021 ficou marcado na atividade da cadeia de supermercados Mercadona, que tem presença na região de Aveiro, por um “novo esforço de investimento de 1.200 milhões de euros” na sua “brutal transformação para consolidar um modelo de empresa mais digital, produtiva e sustentável”, o que perfaz 5.000 milhões de euros somando os três exercícios anteriores.

A empresa apresentou esta terça-feira, em Valência, Espanha, os resultados anuais referentes ao exercício do ano passado.

A Mercadona aumentou em 2021 as suas vendas consolidadas em superfície constante em 3,3 %, para os 27.819 milhões de euros. Deste total, 415 milhões correspondem às vendas das suas 29 lojas em Portugal, país onde alcançou uma quota de mercado de 3%, após dois anos de presença.

De acordo com um comunicado, 2021 finalizou com uma rede de 1.662 unidades comerciais, 29 dos quais em Portugal. No ano passado, foram inaugurados 79 novos supermercados, nove dos quais em Portugal. 58 lojas foram encerradas porque não se ajustavam ao modelo “mais eficiente e sustentável”.

O processo de renovação chegou a 1.200 supermercados. A secção ‘Pronto a Comer’ chegou a mais 825 lojas.

Em 2021, a Mercadona criou 1.000 novos postos de trabalho diretos. Atualmente dá trabalho a 96.000 pessoas, das quais 2.500 em Portugal. O Comité de Direção acordou atualizar o salário dos colaboradores de acordo com a subida do IPC, 2,7% em Portugal e 6,5% em Espanha.

Compras online, ambiente e responsabilidade social

» Em Espanha, a Mercadona conseguiu em 2021 consolidar o seu serviço de compras online ( e aumentar as suas vendas para os 510 milhões de euros, valor que representa um crescimento de 40% relativamente ao ano anterior;
» O compromisso com a sustentabilidade envolveu 49 milhões de euros de investimento em diferentes iniciativas e medidas;
» Consciente do impacto social e económico que a COVID-19 está a gerar, a Mercadona aumentou em 21% as doações de produtos de primeira necessidade atingindo as 20.600 toneladas (1.400 das quais foram distribuídas em Portugal);

Investimentos em 2022

A Mercadona prevê investir um total de 1.100 milhões de euros em 2022, em grande medida na abertura de 68 novos supermercados, 58 em Espanha e 10 em Portugal. A empresa criará mais de 1.000 postos de trabalho entre Portugal e Espanha.

Produtividade e eficiência para contrapor a tendência inflacionista

“O ano de 2022 está a ser muito difícil. O cenário inflacionista atual está a ter impacto na empresa e vai implicar um aumento das despesas em mais de 500 milhões de euros. Para minimizar este impacto, a Mercadona continuará a apostar na produtividade e eficiência de cada um dos processos para serem cada vez mais competitivos. Um exemplo desta estratégia é a retirada do logótipo da máscara corporativa, iniciativa que por si só gera uma poupança de 400.000 euros por ano”, refere o comunicado.

Discurso direto

“Em 2022, o nosso plano de investimento continua. Certamente vai continuar a ser um ano muito, muito difícil que vamos superar aplicando o nosso Modelo de Qualidade Total, que é o nosso farol para navegar neste cenário de incerteza que estamos a viver. Tenho a certeza de que com o esforço individual e coletivo dos 96.000 colaboradores, vamos conseguir as metas a que nos propusemos” – Juan Roig, presidente da Mercadona.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.