Mealhada: Câmara prepara 2025 com o orçamento “mais alto de sempre”

148
Paços de Concelho, Mealhada.

A Câmara da Mealhada aprovou, com a abstenção dos eleitos do PS, as Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2025, que atinge 25,3 milhões de euros, “o valor mais alto de sempre”, em pretende “concretizar obras em curso e novos projetos” considerados agora “me condições para avançar”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O executivo destaca aa realização de obras de proximidade no espaço público, sendo que “a maior parte delas já com estudo prévio aprovado”. Estão em causa “requalificações urbanas do centro da cidade e em todas a freguesias, criando pracetas, privilegiando a circulação pedonal em detrimento do automóvel, disciplinar e regular o estacionamento automóvel, requalificar pavimentos, passeios e guias e remodelar o sistema de drenagem de águas pluviais, entre outras intervenções”.

Das GOP fazem parte também “grandes projetos como a Plataforma Logística da Pampilhosa, expansão da Zona Industrial da Pedrulha e da Ponte de Viadores, recuperação do Pontão da Pampilhosa, reabilitação das antigas instalações do IVV, reabilitação do Cineteatro Avenida (Luso), ordenamento e embelezamento do Cemitério da Mealhada e o projeto multidisciplinar da Quinta do Murtal, que reunirá história, ambiente e cultura, entre outros investimentos”.

“Uma das grandes fatias” do orçamento diz respeito à Estratégia Local da Habitação, com uma dotação de 1,3 milhões de euros. Mas o maior valor orçamentado na despesa para 2025 é destinado ao novo edifício dos paços do concelho (2,4 milhões de euros).

Nas transferências para as Juntas de Freguesia e nos apoios às associações, a proposta do Orçamento aponta um aumento de quatro por cento para o próximo ano.

Outros investimentos municipais

» Requalificação do Chalet Suiço (937.965 euros), reparação e conservação da EB 2/3 da Mealhada (842 mil euros), recuperação de instalações municipais (489.224 euros), recuperação de unidades de saúde (238.670 euros);

» As intervenções na Quinta do Alberto, Fonte de S. João, Posto de Turismo e Espaço museológico (todas no Luso), juntam-se à requalificação do Rio Cértima e seus afluentes, assim como a requalificação da Baixa da Pampilhosa, Jardim de Infância Pampilhosa, EB 1 de Casal Comba, Centro Recolha Oficial Animal e intervenções no Centro Estágios do Luso e no Estádio Dr. Américo Couto, entre outras.

Discurso direto

“É um orçamento de continuidade, que espelha a nossa visão e ambição para este mandato. Muitos dos projetos que anunciámos estão a ser executados em consonância com a nossa estratégia de desenvolvimento integrado, sustentado e equilibrado, sempre com a preocupação de dar ao concelho as melhores condições para viver, visitar, trabalhar e para investir. Apesar da evolução da performance económica do município, houve constrangimentos que não deixaram que o Orçamento de 2025 pudesse ser mais generoso em termos de intervenção. Dois do projetos do anterior executivo – o Chalet Suiço e o novo edifício dos Paços do Concelho – estão a asfixiar os documentos e levaram a tomar outras decisões” – António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.