A Câmara da Mealhada e a Junta de Freguesia do Luso assinaram, hoje, um contrato de comodato, por 10 anos, relativo ao edifício onde funciona o Posto de Turismo do Luso.
O acordo de cedência do imóvel que é propriedade da Junta de Freguesia permite “iniciar, tão breve quanto possível, obras de reparação”, refere um comunicado municipal.
O edifício onde atualmente funciona o Posto de Turismo do Luso será alvo de pintura geral do exterior do edifício e muros, revisão/reparação integral do telhado, incluindo sistemas de escoamento de águas (caleiras e tubos de descarga), e a substituição das portas e janelas atuais por sistemas de maior eficiência energética (exceção do portão da fachada que deverá ser pintado).
“Os trabalhos irão salvaguardar as características estéticas atuais do edifício (cores, formas e imagem geral) de modo a respeitar a sua traça arquitetónica”, garante a edilidade.
A Câmara da Mealhada terá de assegurar todas as despesas de funcionamento do edifício, nomeadamente, eletricidade, água, sistema de alarme anti-intrusão, equipamentos de segurança contra incêndios, assim como a subscrição de seguro do edifício e recheio.
A Junta de Freguesia do Luso permanece responsável pelas intervenções de manutenção e conservação dos espaços verdes no exterior do edifício.
A finalizar, a Câmara explica que “o edifício será usado para os fins e funções que já hoje o caracterizam: Posto de informação turística Luso-Bussaco, Sala Museu Comendador Melo Pimenta e Biblioteca da Rede Municipal da Mealhada”.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.