A Câmara da Mealhada consignou as obras do reservatório e adutora do Carqueijo por cerca de 833 mil euros.
“As duas infraestruturas, que têm oito meses de prazo de conclusão, são essenciais para a melhoria da distribuição de águas”, refere um comunicado municipal.
As obras permitirão concluir a empreitada de ligação dos sistemas em alta e baixa da Mealhada.
O reservatório, com uma capacidade de 1500m3, irá melhor substancialmente a capacidade de regularização dos sistemas de distribuição. Será dotado de duas estações elevatórias, abastecendo, respetivamente, os reservatórios de Carqueijo e Barcouço, com sistemas de telegestão, melhorando os caudais e a gestão deste sistema de abastecimento.
As obras permitem a melhoria das condições gerais do abastecimento de água às povoações de Carqueijo, Quinta Branca, Barcouço, Grada, Santa Luzia, Cavaleiros, Pisão e Ferraria.
“Trata-se de obras fundamentais para a melhoria de condições de vida da população já que acabarão com as dificuldades de fornecimento de água numa parte do concelho, uma vez que são construídas condutas adutoras do Carqueijo e de Barcouço, melhorando o sistema de recolha e de distribuição de água ao consumidor”, informa a edilidade.
Estas duas obras integram uma candidatura aprovada pelo POSEUR, da qual já foi realizada a empreitada ponto de entrega de Lograssol e estação elevatória da Antes. O investimento total é de 1,5 milhões de euros, sendo comparticipado em 1,252 milhões de euros pelo Fundo de Coesão.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.