Mealhada: Autarquia projeta criar espelhos de água para fruição pública

580
Lugar de Barrô, Mealhada (fotografia partilhada por Luís Fernandes).
Natalim3

A Câmara da Mealhada anunciou a pretensão de criar zonas balneares através de um projeto de reabilitação e valorização das ribeiras do concelho.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A criação de quatro zonas balneares no concelho e a reabilitação e valorização de pequenos cursos de água, que vão alimentar estas zonas, são referidas como “a parte mais visível de um projeto que o município da Mealhada quer candidatar ao Fundo Ambiental.”

Segundo um comunicado da autarquia, a proposta encontra-se “em fase de estudo prévio, que deverá ser aprovado em breve”. A reabilitação e valorização da Bacia Hidrográfica da Ribeira da Vacariça e da Ribeira de Várzeas, onde se prevê a criação de espelhos de água nos lugares de Santa Cristina, Barrô, Várzeas e Ferraria, avançará, num momento seguinte, com a elaboração projeto e a respetiva candidatura para apoio do Fundo Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O aproveitamento das linhas de água servirá também para apoio a meios aéreos em caso de incêndios florestais, criar zonas de estacionamento e serviços de apoio. Na futura zona balnear de Barrô (Luso), por exemplo, é intenção da Câmara instalar um passadiço em madeira.

A autarquia adianta que pretende incluir no projeto a limpeza das linhas de água do concelho, “por forma a garantir a qualidade das águas para as zonas balneares, com a estabilização, renaturalização e melhoria integrada desses cursos de água, com uma extensão total de 24 quilómetros.”

Discurso direto

“Queremos levar a cabo todos estes projetos porque a área ambiental é mesmo uma das nossas prioridades. Como está já a acontecer com o concurso público para a valorização e reabilitação do Rio Cértima, que depois terá uma segunda fase, vamos mais longe e virar o rio e as ribeiras para as pessoas e dar à nossa população e a quem nos visita esta possibilidade de desfrutar das futuras zonas balneares. Temos zonas onde já adquirimos terrenos para estes projetos, que vão, sem dúvida, dinamizar e valorizar as nossas aldeias, às quais queremos continuar a dar uma importância e um estatuto muito especial” – António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.