A Câmara da Mealhada viu aprovada a sua candidatura de apoio financeiro para destruição dos ninhos de vespa velutina (vespa asiática), pelo valor máximo de 10.000 euros.
Segundo uma nota de imprensa, o apoio financeiro atribuído insere-se no eixo de intervenção “Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta”, do Regulamento do Fundo Florestal Permanente, destinando-se à destruição dos ninhos/colónias de vespa asiática.
“A autarquia, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e Pampilhosa, tem reunido vários esforços, com os objetivos de erradicar novos focos – prevenindo, assim, a disseminação da espécie a outras áreas menos afetadas – e de diminuir o impacto causado por esta vespa, na saúde e no bem-estar das pessoas, bem como ao nível apícola”, refere o comunicado.
No concelho da Mealhada, existem registos da vespa asiática desde 2015. “No entanto, dispersou-se rapidamente por todo o município, tendo-se verificado, em 2018, um aumento significativo do número de ninhos detetados, pelo que se torna imprescindível um apoio nesta área, de forma a dar continuidade ao trabalho já desenvolvido”, adianta a autarquia.