A Câmara Municipal da Mealhada formalizou um protocolo de financiamento, no valor de 184.500 euros, para o triénio 2023/25, com cada uma das corporações de bombeiros do concelho: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e Associação Humanitária dos Bombeiros da Pampilhosa.
Está previsto a atribuição máxima de 61.500 euros, a cada corporação, em cada ano de vigência, com montantes alocados a diversos tipos de despesas.
Uma fatia de 20 mil euros será referente à atividade e apoio à Proteção Civil (excecionando-se as despesas respeitantes às Equipas de Intervenção Permanente, que têm um protocolo específico). Igual montante será destinado a despesas de investimento em instalações, com a frota e outros equipamentos afetos à proteção e socorro. Fardamento, material de proteção individual e despesas de manutenção de instalações e da frota terá um valor anual máximo de 15 mil euros.
O protocolo estabelece ainda o valor de 5 mil euros para comparticipação de despesas de atividades de prevenção a eventos e simulacros e de 1.500 euros para ações de controlo da vespa velutina.
Discurso direto
“O objetivo deste protocolo é que todos saibam com o que podem contar, garantido assim uma melhor operacionalidade e eficiência no socorro e na proteção de bens. É inquestionável o valor do serviço que as corporações de bombeiros prestam à comunidade e julgamos que, com este protocolo, estamos ao lado dos bombeiros, apoiando a sua atividade e dando resposta, na medida das nossas possibilidades, às suas dificuldades” – António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.