A Câmara da Mealhada iniciou a recolha de biorresíduos no concelho, centrando-se, nesta primeira fase, na restauração e hotelaria, estando já identificados 150 locais que irão receber baldes de 20 litros e contentores de 120 litros.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Ao nível do setor residencial, a autarquia informa que dará “prioridade aos grandes produtores de biorresíduos do concelho, designadamente, os edifícios em propriedade horizontal, estando prevista a distribuição baldes e contentores em 1.324 alojamentos.”
“Com esta recolha, estimada em 450ton/ano, prevê-se que se consiga reduzir em cerca de 6% o volume de resíduos enviados para resíduos indiferenciados, já neste primeiro ano”, refere o mesmo comunicado.
Estará disponível nas atividades do canal Horeca (restauração), nas escolas, nas indústrias com cantina, nos hotéis e em todos os produtores de biorresíduos, cuja produção o justifique, irão ser distribuídos baldes de 20 litros e contentores de 120 litros com pedal e identificador.
No setor residencial, irão ser distribuídos baldes de 20 litros por cada fração residencial, e instalados contentores de 120 litros, para recolha porta-a-porta, em locais comuns aos prédios. O município irá ainda distribuir 14 contentores de 800 litros por todos os cemitérios do concelho para recolha seletiva dos biorresíduos e material verde.
Numa segunda fase, a intenção é massificar a recolha com a distribuição de mais de 4000 contentores de 120 litros de cor castanha e de mais de 2600 baldes de 20 litros. Um passo dado após a implementação da recolha porta-a-porta dos resíduos de vidro, papel/cartão e plástico/metais.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.