Prepara-se o arranque da renovação do antigo Forte da Barra (século XVII), na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, lançada no âmbito do programa REVIVE.
O projeto de requalificação do edificado com fins turísticos é da autoria da dupla Maria João Andrade e Ricardo Cordeiro, do gabinete MJARC.
Nesta fase, ainda se cumprem outros trâmites preparatórias empreitada, nomeadamente licenciamentos dos trabalhos.
De acordo com o anúncio inicial, o futuro estabelecimento hoteleiro terá cerca de 50 quartos, alojamento local ou outro projeto de vocação turística, num investimento que foi estimado em 5,6 milhões de investimento.
A obra irá “reabilitar e qualificar todo o forte, incluindo o pátio e as salas dos baluartes”, assim como os espaços interiores adaptando-os ao novo uso hoteleiro.
Os autores do projeto encomendado pela AM + PM, Lda (concessionária) tiveram o cuidado da intervenção “ser o menos intrusiva possível para que prevaleçam as características formais, construtivas e espaciais do forte tendo como principio a recuperação da sua expressão original”.
“O novo projeto para este empreendimento hoteleiro nasce, assim, de um cuidado redobrado na articulação formal/arquitectónica entre as preexistências e as soluções apontadas pela contemporaneidade”, explica os arquitetos.
Artigos relacionados
Gafanha da Nazaré: Forte da Barra de Aveiro alvo de investimento turístico
Ílhavo: Sociedade imobiliária com atividade hoteleira ganha concessão do antigo Forte da Barra
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.