Dois anos após integrar as provas da entidade reguladora do atletismo mundial, a Maratona da Europa ocupa a 95.ª posição. A Câmara de Aveiro compromete-se a continuar a apoiar esta competição.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A Maratona da Europa, que decorre em Aveiro, alcançou um marco histórico ao atingir a 95.ª posição do ranking da World Athletics, a entidade que regula o atletismo a nível mundial. Uma subida de 60 posições, em comparação com a classificação final de 2023 (155.ª). A distinção ocorre ao fim de quatro edições e apenas dois anos após integrar as provas da organização. É a terceira maratona portuguesa a integrar o top 100 mundial, depois de Lisboa e Porto, confirmando a competição como um evento desportivo de excelência nacional e internacional.
“A classificação da Maratona da Europa como uma das 100 melhores provas do mundo é uma enorme honra para a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), que apoia esta iniciativa desde o primeiro dia. Esta competição é uma aposta da CMA – com apoio da Câmara de Ílhavo, da Turismo Centro de Portugal e organização da Global Sport – que não ficará por aqui. Queremos potenciar a Maratona em termos de qualidade e participação, cumprindo os objetivos de desenvolvimento desportivo, marketing territorial e promoção turística da Região de Aveiro e dos seus valores naturais e gastronómicos”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.
A Maratona de Europa realizou-se pela primeira vez em 2019 e contabilizou outras três edições, que tiveram lugar em 2022, 2023 e 2024. A prova integrou pela primeira vez o calendário mundial da World Athletics no ano passado, após ter conquistado o selo da organização em 2023. Esta certificação possibilita aos atletas que participem na Maratona da Europa pontuarem para o ranking mundial e, com isso, acederem a outras maratonas internacionais.
Recordamos que a Maratona da Europa integra o primeiro patamar de um conjunto de quatro níveis, o grupo “Label” (categoria E), que autentica as principais provas de estrada por todo o mundo. Nos níveis seguintes estão os selos “Elite” (B), “Gold” (A) e “Platinum” (GW).
A competição, além de possibilitar aos corredores uma paisagem única, é uma das Maratonas mais planas do mundo, tornando-a um atrativo especial na procura de marcas e recordes pessoais. “Estes resultados refletem a enorme responsabilidade que carregamos nos ombros. Conseguimos estes resultados muito graças ao apoio incondicional dos nossos parceiros, em particular o forte envolvimento Câmara de Aveiro. O sucesso da Maratona da Europa reforça ainda mais o estatuto da Cidade e da Região de Aveiro como um destino de eleição para eventos desportivos de alto nível”, refere Paulo Costa, Fundador e Diretor Executivo da Maratona da Europa.
Além da Maratona da Europa, há apenas duas provas portuguesas no ranking da World Athletics: a Maratona do Porto EDP (93.º) que já conta com 20 edições e a Maratona de Lisboa EDP (64.º) com 38 provas realizadas.
Câmara de Aveiro
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.