O Beira-Mar iniciou hoje de manhã a pré-temporada com um treino, preparando mais uma participação do Campeonato de Portugal, a terceira seguida depois da promoção alcançada em 2021-22.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Depois de uma época em que o objetivo declarado de subir teve de ser refreado pela luta pela manutenção, alcançada de forma sofrida (nono lugar, com 34 pontos, mais um do que a linha de água’), vivem-se dias de contenção e prudência, na linha do que tem sido o discurso’para fora’ da nova direção presidida por Nuno Quintaneiro, ainda em fase de transição.
A formação do plantel revela, contudo, que poderá haver ambições para já não assumidas de fazer mais do que os mínimos. Para treinador, o Beira-Mar foi buscar Oliveira, 40 anos, que na época passada foi ajudar o São João de Ver no regresso ambicionado à Liga 3, consumando a segunda promoção seguida (em 22-23 conduziu o Vianense ao mesmo escalão).
O lote de jogadores já oficializados pelo clube de Aveiro tem muitas caras novas, numa mistura de juventude e experiência. O primeiro treino do Beira-Mar contou com quatro jogadores que ainda não tinham sido oficializados, mas o plantel ainda não está fechado. “Faltam 4, 5 jogadores. O plantel já podia estar fechado, mas estamos a escolher com ponderação”, explicou o treinador que parte para o novo desafio com o objetivo, antes de tudo, de assegurar a manutenção.
Matheus Silva, 28 anos, ex-AD Marco, defesa central e Ivandro Soares, extremo esquerdo de 31 anos, vindo do Paredes, foram as duas caras novas que tomaram parte no primeiro treino. Outros dois jogadores que integram o plantel são já conhecidos em Aveiro: Carlos Silva, ponta de lança brasileiro, 19 anos, melhor marcador dos sub-19 na época passada, e Pedro Neves, também de 19 anos, que alinhava na equipa sénior SC Beira-Mar.
Kiko Rodrigues (médio) e Breda (médio defensivo / central) não surgiram na lista de jogadores que a direção deu conta que não iriam continuar, mas também não compareceram no primeiro dia. Assim, o plantel às ordens do mister Oliveira era formado, esta segunda-feira, por 19 jogadores. Três transitam da época passada, 10 são ‘caras novas’ , cinco chegam dos juniores e um da equipa B.
“Vai ser uma equipa bastante jovem. Se o orçamento baixa temos de arranjar formas de fazer uma equipa muito competitiva. Isso é possível ” – Oliveira, treinador do Beira-Mar (ouvir declarações abaixo).
“Vamos olhar jogo a jogo, o Beira-Mar está habituado a outros patamares, mas a realidade atual é a quarta divisão. Houve uma restruturação, sei disso. Mas a exigência será máxima, com a garantia que entraremos em campo, em todos os jogos, para conquistar os três pontos, sempre. Vai exigir muito de mim, a ser melhor treinador ainda. Acredito no nosso trabalho, nas pessoas do clube. Estou muito tranquilo”, afirmou Oliveira, confessando que há muito que segue com interesse o Beira-Mar.
“O Beira-Mar é uma nova etapa, que vai exigir muito mais de mim do que outros clubes” – Oliveira, treinador do Beira-Mar (ouvir declarações abaixo).
40 % de corte no orçamento
A formação da equipa já refletiu as limitações orçamentais, “uma vez que o orçamento sofreu um corte de 40 %”, anunciou o presidente da direção, Nuno Quintaneiro, justificando o “desinvestimento” com a situação financeira do clube. Receitas garantidas tem sido antecipadas para os despesas normais no início de cada época (inscrições por exemplo), mas também para pagar encargos que estão por saldar em vários domínios. Apesar da manutenção ser a primeira meta, o dirigente máximo acredita que o lote de jogadores que está ser formado “tem potencial que poderá ser valorizado” se a campanha de todos for boa. “Rigor, trabalho e disciplina” foi “essencialmente” o pedido da direção deixando no primeiro encontro com o plantel.
O Beira-Mar agendou o jogo de apresentação aos sócios para 11 de agosto, perante o Vitória SC B. A 3 de agosto, terá lugar o Troféu Paixão Aurinegra com o União 1999 (coimbra). O primeiro jogo treino da agenda está marcado para 20 de julho, às 10:00, em Anadia com a equipa local (Liga 3).
António Oliveira terá como adjuntos Mário Morgado, Hernâni Tomás e Henrique Martins. Firmino Santos é o treinador de guarda-redes, José Dias preparador físico, Guy Sauce coordenador de optimização e rendimento e Tiago Pedrosa analista.
Plantel do SC Beira-Mar 2024-25 via Zerozero.pt.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.