A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro apreendeu 556 quilos de amêijoa-japonesa subdimensionada no concelho de Aveiro.
“No decorrer de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de captura, transporte e armazenamento de bivalves, os militares da Guarda detetaram um indivíduo de 44 anos a transportar, numa viatura, os moluscos bivalves sem as medidas regulamentares mínimas”, refere um comunicado.
A ação resultou na identificação da empresa proprietária dos bivalves, tendo sido elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 37.500 euros.
O auto foi remetido para a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
A GNR aproveita para relembrar “que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.”
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.