Luís Souto de Miranda, 60 anos, atual presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, cargo que exerce pelo segundo mandato, vai ser o cabeça-de-lista do PSD para a Câmara local, confirmou fonte da distrital do partido.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Luís Souto é irmão de Alberto Souto, candidato do PS que tenta regressar ao município depois de ter cumprido dois mandatos entre 1997 e 2005.
Técnico Superior Principal da Universidade de Aveiro, docente e investigador da área da Biologia, aceitou o convite de Luís Montenegro e, nesta altura, falta apenas a formalização “interna” da candidatura para liderar, tudo indica, uma nova coligação com o CDS.
Artigo relacionado
Aveiro / Autárquicas’ 25: Luís Souto aguarda “serenamente e sem fazer pressões”
Contactado pelo nosso jornal, Luís Souto, que foi substituído na presidência da Assembleia Municipal aquando da sessão extraordinária da semana passada, remeteu declarações sobre a candidatura autárquica para tomada de posição a divulgar oportunamente.
O processo foi conduzido pela direção nacional do PSD, acompanhado de perto pela Distrital “que se revê na escolha” para tentar suceder a Ribau Esteves, de saída após três mandatos.
Líder concelhio do PSD e presidente da Câmara não fazem comentários
O edil aveirense tinha defendido um candidato que fizesse parte da equipa do executivo camarário em funções, condicionando a tal a sua colaboração durante a próxima campanha eleitoral.
Contactado por NotíciasdeAveiro.pt, Simão Santana, presidente da concelhia do PSD, que é adjunto do presidente da Câmara, limitou-se a dizer que “não tem comentários a fazer de momento”, confirmando apenas que a decisão foi tomada pela direção nacional.
Quanto a José Ribau Esteves, também abordado sobre o assunto, disse que não tem “qualquer declaração a fazer sobre essa matéria”.
Artigo relacionado
Proposta de continuidade feita por Ribau Esteves tarda em ser aceite por Luís Montenegro
A coligação Aliança com Aveiro (PSD-CDS-PPM) preside a todos os orgãos autárquicos do concelho de Aveiro, entre Câmara, Assembleia Municipal, Juntas e Assembleias de Freguesia (10). Em 2021, só não venceu em São Jacinto que veio a ‘conquistar’ em posteriores eleições intercalares após a renuncia da Junta até então presidida por António Aguiar, do PS.
Ana Cláudia Oliveira, reeleita líder da concelhia do CDS de Aveiro nas eleições internas realizadas este sábado e vereadora na Câmara, disse apenas que “cabia ao PSD tomar a decisão quanto ao cabeça de lista, agora,caberá ao CDS-PP, oportunamente, tomar uma decisão quanto há coligação”.
Catarina Barreto, presidente da Junta de Freguesia de Aradas, eleita pela coligação de direita, foi a primeira a dar publicamente os “parabéns” a Luís Souto de Miranda, através de uma nota partilhada nas redes sociais.
Artigos relacionados
Discurso de Luís Souto de Miranda no Dia da Cidade, Feriado Municipal, 2024
Aveiro: Reflexões no Dia da Cidade / 2023 – Luís Souto de Miranda
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.