Aveiro foi a quinta lota do País em volume de negócios em 2024, revela hoje o balanço anual da Docapesca, empresa pública que gere a gestão dos portos de pesca e a organização do serviço público de primeira venda de pescado.
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A lota de Peniche obteve o maior valor de vendas, registando um volume de negócios de 38,4 milhões de euros, seguida por Sesimbra (33,2 milhões de euros), Matosinhos (29,5 milhões de euros), Vila Real de Santo António (18,1 milhões de euros) e Aveiro (16 milhões de euros). No total, as lotas do continente transacionaram 247,7 milhões de euros.
O preço médio do pescado transacionado nas lotas e postos de Portugal Continental registou um crescimento de 5,4% em 2024 face ao ano anterior, alcançando os 2,39€ por quilo (valor sem impostos ou taxas). Trata-se do “segundo valor mais elevado de sempre, refletindo uma melhoria significativa no rendimento dos armadores e pescadores nacionais”.
Segundo a Docapesca, o aumento do preço foi transversal a todos os segmentos da frota de pesca, com destaque para as embarcações de arrasto, que registaram um incremento de 18,4%. As embarcações polivalentes e do cerco também acompanharam esta tendência, com subidas de 4,5% e 3,1%, respetivamente.
Em termos de volume de pescado, Sesimbra liderou com 22,8 mil toneladas, seguida por Matosinhos (19,1 mil toneladas), Peniche (14,5 mil toneladas), Figueira da Foz (8,1 mil toneladas) e Aveiro (5,5 mil toneladas), totalizando 103,6 mil toneladas comercializadas a nível nacional.
Sardinha volta ao topo das espécies mais comercializadas
A sardinha recuperou o primeiro lugar entre as espécies mais transacionadas, seguida pela cavala, carapau, biqueirão e polvo-vulgar. Entre as principais valorizações registadas, destacam-se o verdinho (+40%), berbigão (+39%), amêijoa-branca (+26%), pescada (+24%), pota-do-norte (+25%) e cavala (+12%).
Investimento na modernização dos portos e sensibilização do consumidor
A Docapesca manteve o seu compromisso com a modernização dos portos de pesca e das lotas e com a valorização do pescado, com um investimento superior a 4,2 milhões de euros em 2024. Este montante permitiu avançar na certificação do sistema de gestão de segurança alimentar em 15 lotas, de acordo com o referencial ISO22000. Adicionalmente, foi lançada a segunda fase da campanha promocional “Peixe Fresco Português, Nada Melhor”, que procura sensibilizar o consumidor para a preferência pelo pescado da nossa costa e por um consumo mais sustentável.
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