A Infraestruturas de Portugal (IP) está autorizada pelo Governo a avançar com a anunciada construção de um posto de manutenção oficial (PMO) e posto de abastecimento no troço Espinho/Oliveira de Azeméis da Linha do Vouga, orçados em quase 940 mil euros.
A elaboração do projeto remonta a 2017, tendo sido adjudicado a um gabinete da especialidade por 25 mil euros.
A IP prepara-se agora para lançar um procedimento de concurso público para construir as instalações de apoio à circulação ferroviária.
A construção de PMO e posto de abastecimento no troço Espinho/Oliveira de Azeméis na Linha do Vouga, que tem prevista uma execução plurianual, recebeu ‘luz verde’ do Ministro de Estado e das Finanças e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação.
O procedimento em causa autorizado por portaria apresenta como preço base 935 mil euros. O prazo de execução abrange o ano de 2020.
A IP seleccionou a estação de Paços Brandão, no troço Espinho – Oliveira de Azeméis, para localizar o PMO e posto de abastecimento. A secular Linha Vouga encontra-se atualmente divida em dois troços. Circulam comboios de passageiros entre Espinho – Oliveira de Azeméis, no lado norte, e Aveiro – Sernada do Vouga – Águeda, no lado sul.
Sem exploração comercial desde 2013, estão cerca de 30 quilómetros entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga.
De resto, a necessidade de construção de um PMO e um posto de abastecimento no troço norte resultará do encerramento ao tráfego entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga, onde existe um complexo ferroviário de apoio.
Artigos relacionados
Linha do Vouga com 75ME para requalificação completa entre Azeméis e Espinho até 2025