Linha do Vouga: IP encomendou estudo de procura e análise custo-benefício

590
Obras na Linha do Vouga (Foto partilhada pelo Movimento Cívico da Linha do Vouga).

A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou a realização de um estudo para conhecer melhor a utilização da centenária Linha do Vouga e prever a evolução da procura.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online
NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A prestação de serviços encomendada vai custar 87.990 euros. Está definido como prazo de execução 334 dias.

Segundo a IP, o ‘estudo de procura’, designado ‘Linha do Vouga – Estudo de Procura e Análise Custo-Benefício’, deverá incluir uma “análise do custo benefício” para “estimar os tráfegos de passageiros passíveis de serem captados pela ferrovia, considerando a componente intramodal Linha do Vouga / Linha do Norte e intermodal” (complementaridade com restantes modos de transporte), num horizonte de 30 anos.

Pretende-se, assim, “conhecer o potencial de toda a Linha do Vouga como eixo estruturante da organização do transporte coletivo nos concelhos servidos através da identificação dos impactes decorrentes da implementação de diferentes cenários de oferta associados a distintos graus de intervenção na infraestrutura”, onde estão a decorrer trabalhos de reabilitação no âmbito de um ambicioso projeto de 100 milhões de euros.

Alguns dos objetivos do estudo

» Sustentar as previsões de tráfego que alimentam a análise de viabilidade económica e financeira dos investimentos planeados para esta linha;

» Coligir o conjunto de informação pertinente para integrar os processos de candidatura a financiamento comunitário no domínio da procura e da análise custo de benefício;

» Estimar os tráfegos de passageiros passíveis de serem captados pela ferrovia considerando a componente intramodal Linha do Vouga/Linha do Norte e intermodal considerando a complementaridade com os restantes modos de transporte, quer se trate de tráfego com origem e destino na linha, quer se trate de tráfego de atravessamento, interessando caracterizar a mobilidade atual e futura de pessoas num horizonte de 30 anos, de acordo com cenários de evolução de oferta ferroviária.

96 Km de ferrovia

A Linha do Vouga desenvolve-se entre Espinho e Aveiro numa extensão aproximada de 96 km. Trata-se de uma linha de via única, em bitola métrica, não eletrificada, com velocidade máxima de circulação de 50 km/h (de acordo com TVM em vigor). Atualmente encontram-se em exploração ferroviária dois troços: Espinho-Vouga / Oliveira de Azeméis (3 km) e Sernada do Vouga / Aveiro-Vouga (37 km). O troço intermédio – Oliveira de Azeméis / Sernada do Vouga (≈26 km) – não possui serviço comercial ferroviário, sendo a oferta assegurada por transporte alternativo (táxi). Em Espinho, aproxima-se da Linha do Norte e em Aveiro possui interface com aquela linha.

Artigos relacionados

Tribunal de Contas diz que não recebeu contrato de obra da Linha do Vouga

Obras de renovação da Linha do Vouga concluídas em 2026

Linha do Vouga: Renovação do ramal Aveiro – Águeda em concurso público

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.