A Infraestruturas de Portugal IP adjudicou uma empreitada para a reabilitação da superestrutura de via entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga da Linha do Vouga, um troço que não tem, atualmente, condições para ser utilizado pelas automotoras de transporte de passageiros.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
O preço contratual das obras é de cerca de 4,537 milhões de euros. O prazo de execução aponta para 365 dias. O concurso público foi disputado por seis empresas, tendo a escolha recaído na na Mota-Engil Railway Engineering. O preço base era de 4,950 milhões de euros.
As obras vão decorrer nos concelhos de Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha num corredor de quase 30 quilómetros que deixou de ser utilizado pelos comboios de passageiros há cerca de 10 anos.
O objeto da empreitada é a realização de trabalhos de beneficiação da superestrutura da vinha entre as estações de Oliveira de Azeméis e Sernada “de modo a melhorar a fiabilidade” da ferrovia, “nomeadamente mitigar o risco de descarrilamento por abertura de bita, empeno de desalinhamentos pontuais, com incêndia particular nas curnas e passagens de nível”, bem como “garantir a fiabilidade e a normal exploração” do troço. O início dos trabalhos no terreno fica dependente de ‘visto’ do Tribunal de Contas.
Artigos relacionados
IP abre concurso público para reabilitar via da Linha do Vouga entre Espinho e Feira
Linha do Vouga: Questionada remoção de carris da linha de resguardo na estação de Albergaria-A-Velha
Requalificação da Linha do Vouga já!
Resgatar a história e a memória da Linha do Vouga
Aveiro / Linha do Vouga: Apeadeiros relocalizados para servir melhor a população
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.