A limpeza de alojamento local é um dos fatores mais importantes para quem investe nesta área de negócios. Saiba como garantir a higiene em todo o espaço.
A par com a localização e o preço, a limpeza de alojamento local é um dos fatores que determina o sucesso ou insucesso do negócio. Nenhum hóspede gosta de ficar num local sujo, cheio de humidade e a cheirar mal.
“Limpeza do hotel é péssima em todas as áreas, com teias de aranhas, janelas e vidraças sujas, mofo nas paredes e teto, portas do apartamento super velhas, sem conservação e sujas”, lê-se no comentário de uma utilizadora do Tripadvisor sobre um hotel no Brasil.
Um outro hóspede, desta vez numa hospedaria na capital portuguesa, descreve o local como “sujo, corredores malcuidados e serviço péssimo. Ficamos sem ar condicionado em período de calor em Lisboa… 3 dias. Muito desagradável!” Este é um fenómeno que parece acontecer em todo o mundo. “O quarto estava sujo, a carpete cheia de manchas e pareciam manchas de sangue, assustador. O quarto cheirava a casa de banho, a luz na secretária não funcionava, a janela estava suja, havia bolor no chuveiro, os armários da cozinha estavam cobertos de humidade”, relata um utilizador de um hotel em Hong Kong.
O que se pretende, afinal, de um serviço profissional de limpezas em alojamento local?
Que assegure as condições de higiene e manutenção de todas as áreas, oferecendo um ambiente agradável e limpo, tanto nos quartos e casas de banho privadas, como na receção, restaurante, bar, átrios e outras áreas comuns. Só assim será possível obter críticas positivas relativas à limpeza impecável do estabelecimento.
A limpeza de alojamento local em Aveiro
Sendo Aveiro considerada uma das cidades mais limpas e com melhor qualidade de vida em Portugal, é raro haver críticas tão negativas como as citadas acima nos seus estabelecimentos hoteleiros. O setor tem sido alvo de alguma celeuma, sobretudo devido à subida de preços da habitação disponível e ao peso excessivo que muitos consideram ter na economia local. Daí ser especialmente importante assegurar a qualidade da oferta e contribuir para um ambiente saudável e equilibrado, em que os turistas possam conviver em harmonia com os hábitos e costumes da região.
No entanto, devido à sua pequena dimensão, muitos alojamentos locais não têm capacidade para ter as suas próprias equipas de limpeza. A solução passa, nestes casos, por contratar uma empresa especializada, que combine experiência, rapidez e eficácia, que pratique horários flexíveis e que trabalhe com vista a satisfazer as necessidades específicas de cada espaço.
Estas são as áreas de atuação de uma empresa de limpeza em alojamento local:
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- Desinfeção de áreas de elevada circulação
- Limpeza de quartos (chão, paredes, mobiliário)
- Higienização de casa de banho
- Limpeza de filtros de ar condicionado
- Limpeza de vidros
- Limpeza de carpetes e estofados
- Remoção de ácaros e bactérias
- Fornecimento de consumíveis para higiene
- Lavandaria para Alojamento Local e Hotelaria
A higiene e limpeza ainda são importantes para o turismo?
Os três anos de pandemia tiveram um profundo impacto na economia, em especial no turismo. A população em geral adquiriu conhecimento sobre micróbios e doenças e ficou mais exigente quanto à higiene e segurança dos locais onde vive, trabalha e se diverte. Hoje, sabemos melhor que nunca como ambientes sujos, superfícies contaminadas e falta de higiene podem contribuir para a proliferação de doenças.
Assim, a garantia de limpeza em alojamentos locais, hotéis, pensões, guest houses e similares é cada vez mais importante.
O foco da hotelaria sempre foi proporcionar uma experiência agradável a cada hóspede, e oferecer umas instalações limpas e bem cuidadas é simplesmente um aspeto essencial dessa realidade.
O Selo Clean & Safe, que surgiu em 2020 em resposta à necessidade de garantir a limpeza e higienização dos estabelecimentos hoteleiros, conheceu uma outra versão em junho de 2022. O novo selo “funciona agora também como um instrumento de apoio às empresas para a gestão de crises”, esclarece o Turismo de Portugal. “Mantendo o enfoque na questão sanitária, continuando a promover a excelência no desempenho higiénico-sanitário das empresas e entidades aderentes, passa a prever outras eventuais crises de saúde pública (como outras pandemias além da COVID-19 ou ondas de calor), bem como uma nova dimensão de segurança transversal às atividades turísticas, abrangendo possíveis situações de risco decorrentes de fenómenos extremos (incêndios rurais, inundações, sismos ou tsunamis) e de constrangimentos internacionais (cibercrime, repatriamentos, refugiados)”, como se pode ler no website.
O Selo Clean & Safe continua a ser opcional e gratuito para todas as empresas turísticas e tem validade até junho de 2024. Desta forma, reforça a confiança em Portugal enquanto destino turístico seguro.
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