A Câmara da Mealhada assegurou a continuidade do acordo para a inspeção do abate diário de leitões na Mealhada no âmbito de um protocolo com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), permitindo “garantir a qualidade deste ex-libris” da restauração da zona.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A garantia foi dada num encontro mantido pelo presidente da autarquia, , António Jorge Franco , em Lisboa, com o secretário de Estado da Agricultura, João Moura.
Nos oito matadouros existentes no concelho da Mealhada são abatidos, diariamente, cerca de 500 leitões No período de 15 a 31 de dezembro, na data festiva que se avizinha, só num desses matadouros está previsto o abate de 17 mil leitões.
Existiam “receios” que estaria posta em causa a continuidade do acordo “em virtude da abertura nacional do concurso de veterinários” por falta de profissionais desta área para fazer “o trabalho de proximidade numa área económica tão importante para o concelho”.
São asseguradas condições para que o um leitão consumido ao almoço seja abatido nas primeiras horas dessa mesma manhã, nos matadouros locais. “Este é um aspeto diferenciador do leitão que se consome no resto do país e que garante a excelência deste produto tão importante para a nossa economia, daí o nosso esforço financeiro para manter os pressupostos deste acordo”, relembra o presidente da Câmara citado em nota de imprensa.
O secretário de Estado da Agricultura reconheceu a importância que o leitão assado tem na Mealhada, com as suas características únicas, de confeção da carne de animais abatidos no dia na proximidade dos restaurantes onde são assados e servidos. “A estas características organoléticas ímpares, do Leitão na Mealhada, associam-se dinâmicas económicas, sociais e culturais de uma região que deve ser mantida”, concordou.
A responsabilização do ato de inspeção veterinária é assegurada por veterinários protocolados com o município da Mealhada sob supervisão da autoridade competente, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária. A delegação de competências permite que todo o setor possa trabalhar sob supervisão da DGAV para o cumprimento da legislação.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.