Cláudia Cruz Santos é a principal novidade da lista do PS pelo distrito de Aveiro que irá ser levada à comissão política nacional, na próxima semana.
A jurista aveirense e docente universitária, independente, surge em número dois, logo após Pedro Nuno Santos.
Cláudia Cruz Santos teve uma experiência junto da governação enquanto assessora (2000 a 2002) de António Costa, quando este foi ministro da Justiça . Foi uma das representantes portuguesas no Grupo de Estados contra a Corrupção do Conselho da Europa, entre outras funções. No seu currículo surge como particularidade ter sido a primeira mulher a presidir a um órgão disciplinar das competições profissionais de futebol em Portugal.
A lista aprovada por larga maioria na reunião desta quarta-feira à noite da Federação Distrital do PS, em Aveiro, apresentava em terceiro lugar Filipe Neto Brandão e em quarto Porfírio Silva, ambos atuais deputados.
Seguiam-se Susana Correia (Feira), Hugo Oliveira (assessor de Pedro Nuno Santos no Governo e vice-presidente da distrital), Joana Sá Pereira (presidente da Federação Distrital de Aveiro da JS), Bruno Aragão (Oliveira de Azeméis) e Carla Eliana Tavarares (Águeda).
Dos cinco deputados eleitos pelo PS no distrito em 2015, não continuam Fernando Rocha Andrade, que mostrou indisponibilidade para novo mandato, e Rosa Maria Albernaz (afastou-se de funções ainda no decorrer da legislatura agora a terminar).
Artigo relacionado
Legislativas: Pedro Nuno Santos volta a ser “número um” do PS na lista por Aveiro