
“Sabemos que temos uma missão exigente, até pelo contexto político e situação que levou às eleições, mas estamos preparados para assumir o papel que nos caberá com o resultado eleitoral e, mais do que tudo, levar soluções aos portugueses na habitação, saúde, educação, ambiente; bem como dar estabilidade e confiança aos portugueses, que já estão um bocadinho cansados com este cenário partidário que não oferece isso ao País”. Palavras de Filipe Honório, 33 anos, cabeça de lista do Livre pelo círculo distrital de Aveiro, ao princípio da tarde, em Aveiro, na entrega da lista no tribunal, em que deixou nota das realidades e perspetivas em torno das legislativas antecipadas.
O partido fundado pelo historiador e deputado Rui Tavares, de quem o cabeça de lista de Aveiro é colaborador no seio do grupo parlamentar, recebeu há um ano 9510 votos no distrito (2.878 em 2022), demonstrando crescimento que impulsionou a criação do núcleo territorial em Aveiro o ano passado, alargando a implantação nacional.
O Livre parte para o ato eleitoral empenhado em “aumentar” a representação parlamentar, atualmente de 4 deputados, e Aveiro espera dar um contributo.
“Estamos bastante confiantes, temos este trabalho de implantação, uma excelente equipa, com a lista completamente preenchida, perspetivamos continuar a crescer”, referiu Filipe Honório.
As sondagens têm dado uma subida do Livre que poderá estar a ser feita à custa do Bloco de Esquerda, partido que em Aveiro colocou um fundador, Luis Fazenda, para recuperar votos perdidos no círculo eleitoral.
O cabeça de lista do Livre não esconde que o objetivo em Aveiro passa também por “dar mais força às nossas propostas e, obviamente, ter os mandatos para isso” em vários círculos e também no distrito.
Discurso direto
“Temos bastantes problemas no distrito, desde logo na coesão, e problemas que resultam disso, como na mobilidade em concelhos do interior, onde existe menor acessibilidade a transportes. Os problemas de habitação já se sentem em meios urbanos fora das grandes cidades” – Filipe Honório, cabeça de lista do Livre por Aveiro.
Ouvir mais declarações abaixo ou no link aqui.
Artigo relacionado
Legislativas ’25: Adjunto na Assembleia da República lidera lista do Livre por Aveiro