Legado da Capital Portuguesa da Cultura 2024 vai “balancear” futuro de Aveiro

190
Aveiro Capital Portuguesa da Cultura.

O presidente da Câmara de Aveiro guardou uma das “notas” finais da “apresentação dos resultados” do evento que dominou o panorama cultural do município no ano passado para relevar o impacto esperado a prazo.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

“Normalmente o balanço, por força do peso contabilístico é estático, olha para trás e o nosso tem obrigatoriamente essa componente. Mas tem uma outra componente, que é ‘balancear’ as dinâmicas desenvolvidas e instaladas para lhes dar futuro”, sublinhou Ribau Esteves, considerando tal “absolutamente essencial”, cumprindo, assim, um dos objetivos fixados “logo à partida” pela autarquia quando se aventurou, inicialmente, na candidatura a Capital Europeia da Cultura, preterida para Évora, e depois a aceitar o desafio governamental para primeira CPC.

O impulso da CPP, que custou cerca de 8 milhões de euros (2 milhões de euros comparticipados pelo Estado), sem exceder o orçamento, far-se-á sentir “na programação cultural e nas dinâmicas comunitárias”, mas também “nos muitos projetos da componente física”, com várias operações como a reabilitação do Museu Santa Joana, o futuro do Museu de Arte Cerâmica Contemporânea – Bienal de Cerâmica ou o Museu de Arte Contemporâneo enquadrado na urbanização da antiga Vitasal, “chamando o sector privado”, para acolher um “espólio muito relevante e de dimensão nacional” que Aveiro partilha e cuida, a chamada “Coleção SEC”, propriedade do Estado português.

Apresentação dos resultados da CPC, Aveiro (José Pina, à esquerda, e Ribau Esteves).

O edil destacou o “crescimento em contínuo” na área cultural desde que assumiu a Câmara, culminando com ‘Aveiro 2024’ que terá sido determinante para um ano recorde de turistas na cidade e em “muitos outros indicadores”, como frequência do Teatro Aveirense ou visitas aos museus.

Dados estatísticos de Turismo / Cultura relativos a 2024.

A CPC continuará a ser pretexto para eventos este ano, alguns dos quais ‘fora de portas’. Em maio, Aveiro irá figurar na “programação de referência” da Expo 2025, em Osaka, Japão. A 10 de junho, Dia de Portugal, será apresentada uma retrospetiva “documentada” em vários suportes “para reviver” o ano passado e “deixar a história contada.”

Atividades CPC em números

  • Mais de 700 projetos, com mais de 120 estreias absolutas ou nacionais e mais de 60 co-produções;
  • Mais de 730 estruturas artísticas e parceiros, que contribuíram para os projetos;
  • Mais de 13 projetos comunidade;
  • Mais 5500 participantes nos projetos apresentados (74 destes projetos estruturas parceiros da Região de Aveiro).

Consultar apresentação de resultados ‘Aveiro 2024’.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.