Finalmente, acabei o meu curso de Latim. Durou cerca de um ano, o que é suficiente para saber tudo. Agora, finalmente sou capaz de traduzir qualquer palavra da língua portuguesa para Latim.
Por O VAZ *
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Por exemplo, “caneta.” A palavra caneta tem origem no latim cánetis. Sei que pode parecer endrominansso, mas prometo que é verdade. Se o leitor duvidar, pode até consultar o Chat GPT.
Outro exemplo: “Sabonete.” Originalmente do latim sabunetus. Esta, aprendemos depois de dar as divisões da casa. Da casis, neste casum.
Admito, não tirei um curso de Latim. Mas, tendo em conta a minha fluência na língua, poderia enganar-vos facilmente.
No fundo, o Latim é como o Espanhol: uma língua parecida com o Português, que não precisas de saber falar para conseguir comunicar, basta colocar um sotaque castelhano. Em Latim, o processo é semelhante. Se disseres qualquer coisa com a convicção de um senador romano, certamente vais acertar em 85% das palavras, garantido.
No Latim, há uma técnica específica na construção das palavras que descobri ao ver um documentário na National Geographic. Ao longo do seu discurso, um historiador repetia “A palavra “tal” tem origem no Latim “taluns“. E basicamente é isto: colocar um “uns” ou “ís” no final de qualquer palavra. Por exemplo, pálavrís ou palávruns.
Pronto, e na sua essência o Latim é isto. Não há muito que se lhe diga.
Creio que não haja grande necessidade de tirar um curso linguístico. Enquanto via este documentário pensei também, divagando nos meus pensamentos motivados por défice de atenção, em como seria uma casual conversa entre dois romanos no seu quotidiano? Sendo que falavam o Latim segundo a minha explicação anterior, como seriam construídas as frases?
– Então, Carluns? Como foi o teu dia?
– Ah, foi um bocado complicaduns. Fui buscar o meu filhuns à escolís, mas a meio do caminhuns tive um furo no meu carris, então fomos os dois a pé até casis que nos fudemuns.
* Cineasta. [email protected]
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.