Quatro dos cinco óbitos por Covid-19 registados em Sever do Vouga dizem respeito a utentes do lar da Fundação Bernardo Barbosa de Quadros.
Segundo o presidente da Câmara local, António Coutinho, o último caso surgiu “refletido” na listagem oficial da autoridade de saúde algum dias depois da morte. Dois utentes faleceram após internamento hospitalar.
Quando foi possível realizar testes de rastreio, 15 dos cerca de quatro dezenas de utentes do lar acusaram positivo, tendo sido isolados numa ala. Alguns dos funcionários, cerca de oito, aguardam a repetição dos testes.
Os rastreios realizados nos quatro lares locais não revelaram mais infetados, aguardando-se os últimos testes numa unidade de cuidados continuados que apoia cidadãos deficientes.
Sever de Vouga tinha 41 infetados confirmados ao final da tarde desta segunda-feira.
Subida significativa de pessoas recuperadas
O número de óbitos nos 11 concelhos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga manteve-se pelo segundo dia em 107.
Ovar permanecia com 34 casos, embora a autarquia dê conta de 35.
Seguem-se Aveiro (29), Ílhavo (13), Albergaria-A-Velha (9), Estarreja (9), Sever do Vouga (5) Anadia (3), Oliveira do Bairro (2), Águeda (1), Vagos (1) e Murtosa (1).
O ponto de situação disponibilizado ao final da tarde de ontem às autarquias informava de 1595 infetados (mais 13) e uma subida significativa de pessoas recuperadas, para 502 (mais 131).
Ovar (696), Aveiro (339), Ílhavo (137) e Estarreja (111) são os concelhos com mais infetados.
2612 pessoas (sem alteração) permaneciam em vigilância. Estavam activos 986 casos (menos 18).
(Informação ao minuto Covid-19 na RTP).