Lar de Sangalhos irá sofrer profunda remodelação, incluindo ampliação

633
Misericórdia de Sangalhos.

A Misericórdia da Freguesia de Sangalhos, em Anadia, pretende remodelar o seu lar de idosos, obra que incluirá uma parte de ampliação também para acolher novos serviços sociais.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) lançou um concurso público para a empreitada da Estrutura Residência para Idosos (ERPI), com preço base do procedimento de 5,8 milhões de euros. O prazo de execução do contrato de 20 meses.

O projeto prevê “remodelar profundamente” um edifício de que a Misericórdia é propriedade e tem sido usado como lar de idosos, incluindo uma ampliação para ser utilizada pelos serviços sociais. num prédio, propriedade da Misericórdia, na localidade de Sangalhos.

Melhoramentos que permitirão “criar condições adequadas aos níveis de conforto atualmente exigidos, assim como responder intrinsecamente aos regulamentos em vigor para este tipo de programa.”

O aumento da capacidade do equipamento implicará usar um terreno contíguo ao lar de idosos, presentemente sem ocupação.

Atualmente o edifício existente tem uma capacidade de 54 utentes, distribuídos por 30 camas em regime de quarto e 24 camas em regime de alojamento em tipologia habitacional.

O projeto contempla a manutenção da capacidade do atual edifício, acrescida de 26 camas, perfazendo uma capacidade total de 80 utentes, todos em tipologia de alojamento em quartos. Prevê ainda a manutenção de uma unidade de Centro de Dia, com capacidade para 40 utentes e partilha de áreas comuns com o programa de lar de idosos e um Serviço de Apoio Domiciliário para 42 utentes.

» Estrutura Residencial para Pessoas Idosos com capacidade para 80 utentes;
» Centro de Dia com capacidade para 40 utentes ;
» Serviço de Apoio Domiciliário com capacidade para 42 utentes;
» Ao nível dos serviços administrativos, o edifício irá igualmente dar resposta às necessidades relativas à atividade social, nomeadamente com a criação de espaços de trabalho e direção. Será igualmente mantido;
» O espaço da sala polivalente existente, devidamente remodelado.

A Misericórdia de Sangalhos suporta os encargos do projeto de ampliação e requalificação do seu complexo social de apoio à pessoa idosa, que candidatou ao programa PARES. A obra há muito aguardada será comparticipada em 50 %.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.