Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré testa plataforma digital SmartCitizen

1443
Assinatura do protocolo para implementar a plataforma digital SmartCitizen na JF da Ganha da Nazaré.
Natalim3

A sociedade do conhecimento e Informação em que vivemos têm, cada vez mais, a obrigatoriedade de ser em tempo real, resultando de uma comunidade com novos contornos, novas ambiências e novas necessidades. Esta é uma sociedade conectada, onde a informação em tempo real assume um papel primordial, onde tudo é convergente, onde impera a mobilidade, onde o conhecimento se destaca, e em que tudo esteja ao acesso de todos à distância de um simples telemóvel.

Na sociedade emergente, a informação é a base de toda a ação, razão pela qual deve ser entendida como um fator distintivo na modernização, inovação, progresso e desenvolvimento das organizações, da comunidade e do território.

Neste contexto, a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, em parceria com uma empresa da Região, iniciou a implementação da plataforma digital SmartCitizen, que disponibiliza uma aplicação (APP) para telemóvel como canal de ligação bilateral diligente com os nossos Concidadãos, estreitando, assim, a relação com os cidadãos e harmonizando a relação autarquia/cidadão e cidadão/autarquia.

A APP disponibilizada pela SmartCitizen, através dos seus aplicativos, aproxima os cidadãos, e o próprio cidadão do executivo autárquico, integrando toda a comunidade, aumentando a proximidade, estreitando as relações, e partilhando informação útil para que, a palavra Comunidade faça total sentido. Queremos que a nossa Freguesia seja um exemplo de partilha de informação, comunicação, interação, simplificação, transparência, clareza e proximidade… e tudo isto à distância de um simples click.

Com esta parceria, a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré corporiza a opção estratégica de centrar no cidadão o bem-estar da comunidade. Com efeito, a preocupação com os nossos concidadãos, proporcionando a melhor qualidade de vida possível, a melhor experiência de cidadania e o maior conforto social, está na essência da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.

Com esta APP, o Executivo da Junta de Freguesia dá mais um passo seguro na resolução de problemas dos cidadãos garantindo-lhes bem-estar, satisfação, comodidade e confiança, acompanhando a modernização, elevando a qualidade e quantidade dos serviços prestados.

Queremos muito que o cidadão sinta que o seu dever cívico e sentido de cidadania seja ouvido, e que a sua colaboração, participação e contributos no dia-a-dia da comunidade se revelem importantes. O cidadão tem de sentir satisfação na sua participação consciente e sentir que ajudou a fazer a diferença. Este é um dos desígnios do nosso Executivo.
Por reconhecermos que a base de uma comunidade deve centrar-se na pessoa, demos início à implantação da referida plataforma com um intuito de disponibilizar serviços que sejam mais valias para todos os que procuram uma comunidade, e uma freguesia de elevada qualidade como todos ambicionamos.

Apesar de termos um período de atendimento público alargado já há vários anos, e de diversos assuntos poderem ser tratados via correio eletrónico, decidimos reforçar os nossos canais de informação de forma a estabelecer uma maior proximidade com o cidadão.

É ambição deste executivo tornar a Gafanha da Nazaré numa freguesia cada vez mais digital, caminhando progressivamente para uma Cidade Inteligente.

A solução consiste numa aplicação para telemóvel que funciona como canal de comunicação bilateral entre a Autarquia e o Cidadão, como plataforma de disponibilização de serviços inteligentes, e como canal de serviços entre cidadãos.
A aplicação assenta em dois eixos – Comunicação bilateral entre a Autarquia e o Cidadão e na disponibilização de Serviços Inteligentes.

A primeira fase do projeto contempla vários serviços de interação entre cidadãos e, interação entre a autarquia e os cidadãos. A segunda fase contempla serviços inteligentes que incrementem e potenciem o conceito de Cidades Inteligentes. Perspetiva-se que a instalação da App decorra na última semana de março, sendo que, após esse momento, e no decorrer de 12 meses, dê-se seguimento parcelar aos restantes módulos e serviços inteligentes.

Serviços da primeira fase:

Informação institucional;
Informação geral (Taxas, Editais e Horários);
Eventos e Notícias;
Comunicados;
Mensagens do Presidente para o Munícipe;
Mensagens do Munícipe para o Presidente;
Informação Pública de Saúde;
Envio de sugestões do cidadão para o presidente;
Serviços da segunda fase:
Alertas, ocorrências e proteção civil;
Envio de perigo, avarias e ocorrências do cidadão para a Autarquia;
Pedido de requerimentos
Pedido de atestado de residência
Pedido de audiências
Serviço de envio de SMS;
Cadastro de Ecopontos
Serviços inteligentes:
Reserva de facilidades
Sistema Interativo de roteiros de recursos naturais
Sistema Interativo de roteiros de pontos de interesse
Serviço de CarSharing
Sistema de carregamento de trotinetes
Sistema de interação com a iluminação pública
Rede de Vouchers | Comercio Local

O projeto tem um formato de incremento contínuo de funcionalidades, pelo que, o objetivo centra-se na permanente atualização de conteúdos e módulos.

Esta será, sem qualquer dúvida, uma excelente ferramenta para que os cidadãos possam exercer uma cidadania ativa.
Queremos muito que todos os cidadãos sejam nossos parceiros na construção de uma freguesia melhor, e que se sintam orgulhosos de viver na Gafanha da Nazaré.

Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.