A juventude socialista de Aveiro realizou uma visita “à freguesia mais abandonada do concelho”. Segundo os fregueses de Requeixo, Nossa Sra. de Fátima e Nariz, tanto o executivo camarário como o de freguesia tardam na resposta aos problemas que, por muita das vezes, caem no esquecimento.
O problema dos transportes continua a ser um grande entrave para os moradores da união de freguesias. É até caricato perceber que entre as diversas localidades, não existe uma linha que as conecte entre si. Um problema que se eleva devido à centralização de serviços de proximidade em Nossa Senhora de Fátima.
A falta de cuidados de saúde primários é outro grande problema que identificamos. Muitas pessoas não conseguem obter marcações; outras acabam por adiar consultas, visto que não têm como ir. Como não fossem problemas prementes o suficiente, estes não ficam por aqui. Fechar as escolas de Requeixo e Nariz é privar as nossas crianças de uma garantia fundamental da nossa constituição. É obrigar as famílias a escolher ou alterar a sua residência por não haver condições para os seus filhos.
Estivemos no centro da Póvoa do Valado, e qual é o espanto? Não existe uma única passadeira. Nenhuma! Numa zona onde temos estabelecimentos comerciais e uma zona de lazer. “Esta é a freguesia mais abandonada do concelho.” Como não concordar com esta afirmação depois do que vimos e ouvimos? Mas há quem tenha a audácia de dizer: “Basta irmos a Nossa Senhora de Fátima e verificamos que têm estradas excelentes, tão boas ou melhor até do centro da cidade”. Para a presidente da junta de aradas, Catarina Barreto, até podemos meter Nossa Senhora de Fátima na lista de boas práticas camarárias. Podemos e devemos mostrar mais compreensão.
JS de Aveiro
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.