Jacintos-de-água: Águeda recebe apoio para adquirir nova ceifeira

734
Limpeza de 'jacintos d'água' (Foto partilhada pela Quercus / Aveiro).

A Câmara de Águeda conseguiu “a garantia de financiamento até 700 mil euros” do Fundo Ambiental e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para a aquisição de uma nova ceifeira aquática para remoção dos jacintos-de-água, na Pateira de Fermentelos.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo um comunicado, a nova ceifeira irá substituir a atual, já com 18 anos e a enfrentar problemas de manutenção, que opera na Pateira de Fermentelos, sendo, também, cedida a outros municípios para trabalhos semelhantes.

A nova ceifeira permitirá “aumentar a capacidade de resposta e o desempenho do município na remoção e controlo desta espécie invasora”, explica a Cãmara aguedense.

A continuidade da opção por trabalhos de controle é assumida, apesar de se tratar de uma operação de complexidade, dada a impossibilidade de extinguir completamente a planta infestante, que só seria possível com recurso a meios químicos e/ou biológicos, para os quais não é garantida a necessária segurança.

Discurso direto

“Com este financiamento conseguimos adquirir um equipamento mais moderno e com maior capacidade de remoção desta vegetação aquática que é extremamente nociva para a sustentabilidade dos ecossistemas e sobrevivência das espécies endógenas da nossa Pateira. A autarquia tem desenvolvido sozinha, ao longo dos anos, esforços para controlar este problema. A Câmara de Águeda é a única entidade que retira jacintos da Pateira e a sua ceifeira aquática, ano após ano, assegura um papel fundamental no controle destas infestantes. Os mais de 20 anos a lidar com esta situação fazem com que Águeda conheça bem a dimensão do problema” – Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda.

Artigo relacionado

Águeda entre os projetos com apoio para erradicar espécies invasoras

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.