Já que falamos de sustentabilidade, porque não consumir local?

1627
Rio Gresso, Sever do Vouga (Foto Montanhas Mágicas).

Sustentabilidade. Este é o tema em destaque na 17ª edição da revista MONTANHAS MÁGICAS.

Por João Carlos Pinho *

Não é um tema novo, nem tão pouco inexplorado, pelo contrário, é um tema que está cada vez mais na ordem do dia e que, sendo transversal a diversas áreas, nomeadamente ambiental, económica, social e cultural, merece, também, toda a nossa atenção.

Sendo o turismo, a cultura e o ambiente, áreas prioritárias de atuação no contexto do projeto MONTANHAS MÁGICAS, convidámos Ignace Schops, Presidente da Federação EUROPARC, bem como Luís Pedro Martins e Pedro Machado, presidentes da Turismo do Porto e Norte e da Turismo Centro de Portugal, respetivamente, a apresentarem a visão das instituições que representam, sobre esta temática.

Cátia Camisão, Presidente da FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, fala-nos do papel ativo dos jovens no contexto da sustentabilidade ambiental. E porque a cultura e as tradições não podem ser descuradas no âmbito de um processo de desenvolvimento sustentável, Filipa Pereira, animadora sociocultural na ATASA – Associação Turística e Agrícola da serra da Arada, partilha algumas noções de sustentabilidade cultural na prática do canto a vozes.

Fique, ainda, a par de algumas ações que têm vindo a ser desenvolvidas nos 7 Municípios do território MONTANHAS MÁGICAS no âmbito da conservação da natureza.

E porque as caminhadas e os passeios de bicicleta são duas modalidades eco sustentáveis de descoberta do território, deixamos–lhe algumas sugestões de percursos pedestres e de BTT, para que possa desfrutar da natureza e contemplar paisagens repletas de cor e magia.

Qualquer que seja o motivo da sua visita às MONTANHAS MÁGICAS, fique por cá e desfrute do conforto e aconchego das unidades de alojamento que lhe propomos.

E já que falamos de sustentabilidade, porque não consumir local? Encontre nesta edição algumas propostas de espaços onde poderá tirar o melhor partido da gastronomia e produtos locais. Mas não
fique por aqui.

O território tem muito mais para ver, experimentar e saborear! Sempre que puder, compre no comércio local. Além de apoiar a economia de proximidade, encontrará muitos motivos para ficar satisfeito.

Aproveito a oportunidade para, em nome da Direção e de toda a Equipa Técnica da ADRIMAG, desejar a todos um Feliz Natal e um ano de 2021 mais confiante, próspero e com muita saúde!

Regressaremos em 2021 com mais artigos, entrevistas, novidades e sugestões. Até lá, boas leituras e boas aventuras, pelas MONTANHAS MÁGICAS!

Até breve,

* Coordenador da ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira. Editorial da revista MONTANHAS MÁGICAS Maganize nº17.

Publicidade, Serviços & Donativos