IT e UA desenvolvem tecnologias de comunicações seguras para aplicação na Defesa

183
IT e UA fazem demonstração de comunicações seguras.

O Grupo de Investigação de Comunicações Quânticas do Instituto de Telecomunicações (IT) e da Universidade de Aveiro (UA) efetuou uma “demonstração das tecnologias de comunicações seguras” num evento organizado pela Embaixada de Portugal em Bruxelas. A iniciativa, que contou com a colaboração de entidades parceiras do projeto DISCRETION, “teve o objetivo de apresentar os avanços tecnológicos para fortalecer a infraestrutura de defesa europeia em contextos militares”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Segundo um comunicado do IT, “a demonstração evidenciou as capacidades no fornecimento de soluções de comunicação seguras, ao destacar a capacidade de garantir transmissões de mensagens encriptadas e fiáveis entre domínios e a proteção de comunicações sensíveis”.

Os “avanços” apresentados “ressaltam a versatilidade e a força do sistema na melhoria da segurança para uma variedade de aplicações, especialmente em operações táticas, estratégicas e transfronteiriças.”

Discurso direto

“A utilização de tecnologias quânticas para distribuição de chaves criptográficas permite obter uma solução robusta a ataques, mesmo a futuros ataques com computadores quânticos. Esta demonstração mostrou que o nível de maturidade da tecnologias quântica já é suficientemente elevado para esta possa ser integrada numa infraestrutura complexa de telecomunicação, que para além da camada quântica integrada também um plano de controlo e gestão, uma camada de gestão de chaves criptográficas, e aplicações que vão desde ligações seguras de voz e dados, até vídeo em tempo real” – Armando Nolasco Pinto, Professor Catedrático da UA e investigador no IT.

Projeto DISCRETIO

O projeto DISCRETION, abreviação de “Disruptive SDN Secure Communications for European Defence”, é uma iniciativa europeia apoiada com seis milhões de euros para desenvolver uma solução ótica de Software Defined Network (SDN) capaz garantir comunicações seguras, robustas e resilientes em aplicações no âmbito da Defesa Europeia.

Apoiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial de Defesa da Agência Europeia de Defesa, e pelo Governo português, o projeto é liderado pela Deimos Engenharia (Portugal), e composto por um consórcio que inclui organizações de Portugal (Altice Labs, Adyta, Instituto de Telecomunicações, Instituto Superior Técnico), Espanha (Telefónica ID, Universidad Politécnica de Madrid), Áustria (Austrian Institute of Technology) e Itália (NEXTWORKS).

Grupo de Investigação de Comunicações Quânticas

O Grupo de Investigação de Comunicações Quânticas do Instituto de Telecomunicações, Pólo de Aveiro, tem como objetivo principal o desenvolvimento e implementação de serviços de informação privados e seguros baseados no uso de tecnologias quânticas e eficientes. A equipa, liderada pelo professor Armando Nolasco Pinto, integra investigadores com formação base em engenharia eletrotécnica, ciência da computação, física e matemática, que promovem uma abordagem complementar e multidisciplinar no desenvolvimento de novos protocolos de criptografia quântica, na sua implementação e validação experimental, bem como na realização de testes de campo de sistemas. Neste contexto, o grupo tem coordenado e participado ativamente em diversos projetos internacionais de relevância e em grupos de trabalho da NATO Information Systems Technology (IST).

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.