Investimento e esforço dos municípios para construir estratégias de marca

1216
Fonte Nova, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A 8ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© fica marcada pelos primeiros passos no progressivo retorno à normalidade, esperando-se que o turismo, os negócios e as movimentações de talento voltem aos níveis registados antes da pandemia.

Por Filipe Roquette *

Ao longo dos últimos dois anos, temos trabalhado com territórios de norte a sul do país e nas regiões autónomas de forma a preparar um futuro pós-covid.

Esta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© demonstra – não necessariamente de forma exclusiva pelas posições ocupadas – mas sim pela melhoria significativa dos municípios, mais bem preparados nas interações com os seus públicos-alvo e na capacidade de atração de pesquisas proativas sobre o seu território.

Nesta edição assistimos a muitas subidas e descidas, com vários estreantes nos Top 25 em todas as dimensões e várias mexidas nas 7 regiões.

Esta é sem dúvida a edição mais competitiva na história deste estudo, com muitas posições de topo da tabela separadas por décimas, factos que revelam o investimento e esforço dos municípios portugueses em construir estratégias de marca que visam a melhoria dos seus desempenhos face a turistas, investidores, empresas, estudantes, trabalhadores, famílias e cidadãos no geral.

O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2022 traz também uma novidade no que diz respeito às Marcas Estrela – prémio atribuído aos municípios que protagonizam as maiores subidas no topo das tabelas nacional, de dimensão e de região – havendo três novas categorias baseadas no volume populacional dos municípios.

A Bloom Consulting continuará sempre disponível para apoiar os municípios portugueses nesta fase de transição e na preparação de marcas territoriais mais capazes, mais coesas e mais ambiciosas.

* Sócio e Diretor da Bloom Consulting. Introdução ao Portugal City Brand Ranking© 2022.

Aveiro consegue igualar a posição de destaque nos Negócios alcançada em 2016

Com um pódio estável liderado por Lisboa, Porto e Cascais, é a partir da 4ª posição que começamos a assistir a algumas variações no Top 25 de Negócios desta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, face à edição do ano de 2021. Braga sobe 2 lugares na tabela e é agora 4º, repetindo o lugar alcançado em 2015 nesta dimensão e alcançando a distinção de Marca Estrela desta edição no ranking de negócios em que o top 5 é fechado por Coimbra. Leiria consegue o seu melhor resultado de sempre nos Negócios com uma escalada de 3 posições para o 6º lugar, tal como o Funchal que consegue a segunda subida consecutiva e está agora na 7ª posição. Segue-se Sintra, com a descida de uma posição e Aveiro que consegue igualar a posição de destaque nos Negócios alcançada em 2016. O Top 10 é fechado por Faro, que mesmo descendo 2 posições não perde relevância entre os melhores desempenhos de marca nos Negócios (continuar a ler press).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.