Interconexão das redes quânticas entre Portugal e Espanha impulsionada em Aveiro

642
1º Encontro Ibérico de Comunicações Quânticas, Aveiro.

Académicos, empresas e entidades públicas de Portugal e Espanha juntaram-se em Aveiro para debater “a implementação de uma rede quântica segura em ambos países”. Os participantes no primeiro Encontro Ibérico de Comunicações Quânticas discutiram, entre outras matérias, possíveis “soluções técnicas”, apresentando as “diferentes perspectivas sobre a infraestrutura de comunicação quântica de cada estado”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

As redes quânticas são utilizadas para comunicações ultra seguras através de criptografia quântica, permitindo a transmissão de informações com base nas leis da física quântica. Este tipo de redes permite, por exemplo, “criar sistemas de comunicação imunes à espionagem, uma vez que qualquer tentativa de intercepção seria imediatamente detetada”. Oferecem, por isso, “novas possibilidades para a segurança digital e comunicação.”

O encontro na ‘cidade dos canais’, que ocorreu durante a Aveiro Teck Week, foi promovido pelo Grupo de Comunicações Quânticas do Instituto de Telecomunicações e pela Universidade de Aveiro.

Portugal, Espanha e outros países europeus estão a desenvolver as suas próprias redes quânticas nacionais no âmbito das estruturas de Defesa Nacional, no âmbito um projeto europeu mais amplo, o EuroQCI (European Quantum Communication Infrastructure), destinado “a criar infraestruturas de comunicações quânticas seguras em toda a Europa.”

Discurso direto

“Os demais países europeus estão a fazer o mesmo que nós, criando redes nacionais. A próxima fase será interligar todas essas redes, que nosso caso corresponderá, pelo menos numa fase inicial, a estabelecer ligações com a rede espanhola” – Armando Nolasco Pinto, professor catedrático da Universidade de Aveiro e investigador no Instituto de Telecomunicações.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.