Inovação pedagógica no Ensino Superior

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Universidade de Aveiro.
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O ritmo de criação e alteração do conhecimento mudou e é hoje mais elevado do que em qualquer outro momento da história da humanidade. Numa sociedade em rápida mudança, é fundamental dar atenção permanente e renovada aos métodos de ensino. A inovação pedagógica é indissociável de um ensino atual, motivador e de qualidade.

Por Paulo Jorge Ferreira *

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Quando a tradicional sala de aula e métodos pedagógicos já não respondem às necessidades de uma sociedade que exige pensamento crítico, competências digitais, interação de diferentes áreas de conhecimento, colaboração e capacidade de resolver problemas, deve ser prioridade das instituições de ensino superior (IES) melhorar a experiência dos estudantes e desenvolver ambientes e processos de ensino e aprendizagem mais inovadores e digitais.

Na Universidade de Aveiro, este processo de transformação dos métodos de ensino-aprendizagem, que se estende também aos próprios espaços, está em curso há algum tempo. Temos incentivado a criação e a transformação de ofertas formativas alicerçadas em metodologias pedagógicas inovadoras com várias ações, muitas deles promovidas em rede com outras IES.

Esta ação alargada na formação e atualização pedagógica dos docentes, na transformação dos currículos, na modernização dos espaços de ensino e na reflexão em torno das boas práticas pedagógicas foi reforçado há dias com a aprovação da candidatura do consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação ao Programa “Impulso Mais Digital” do PRR.

Criado em parceria com mais cinco instituições de ambos os subsistemas de ensino superior, que se destacam pelo seu compromisso com a inovação pedagógica – as universidades do Minho e da Beira Interior e os institutos politécnicos do Cávado e do Ave, de Leiria e de Viana do Castelo -, o consórcio vai envolver no seu todo uma comunidade de 72 mil estudantes e seis mil docentes das regiões Norte e Centro.

O novo centro de excelência de inovação pedagógica, aprovado com a melhor classificação entre os sete consórcios a concurso, concentrará esforços em modelos de transformação da prática docente apoiados por uma plataforma e vários recursos digitais, sem esquecer a transformação de infraestruturas de apoio e espaços físicos. Será pioneiro no envolvimento dos próprios estudantes na cocriação de novas experiências pedagógicas, através de parcerias com as suas associações académicas e estudantis.

A implementação de experiências de ensino e aprendizagem adaptadas aos desafios e oportunidades de um mundo em constante evolução é uma aposta do presente que deixará marcas para o futuro. Vale a pena pensar nisso.

* Reitor da Universidade de Aveiro. Artigo publicado originalmente no Jornal de Notícias e UA.pt.

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