Seis empresas do grupo de 16 convidadas que a Associação Empresarial de Portugal (AEP) levou por estes dias ao Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU) numa missão empresarial junto de potencias clientes são do distrito de Aveiro.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A comitiva marca presença em dois certames: na Gulfood Manufacturing, que é conhecida como “a principal feira da região do Oriente Médio e uma das mais relevantes para os setores do processamento alimentar, packaging e logística, automação e controlo, supply chain, e tecnologias afins”; e na Gulfhost, que é considerada “a maior feira do Médio Oriente e uma das mais importantes a nível mundial para a fileira dos equipamentos para hotelaria e restauração.”
Entre os presentes na Gulfood Manufacturing contam-se as seguintes empresas: Bresimar Automação, de Aveiro, que tem no seu portefólio máquinas para as indústrias alimentares; a Ferneto, com fábrica em Vagos, onde produz equipamentos para máquinas de panificação; e, ainda, a Perfinox, de Arouca, que é uma indústria metalúrgica fabricante de equipamentos para os sectores alimentar, de bebidas e tabaco.
Já na GulfHost estão com expositores a Fajota, de Águeda, que se dedica a componentes para a indústria de frio, a RST, de Aveiro, fabricante de máquinas de café, e a Somegil, que produz máquinas de lavagem industrial.
A dimensão dos mercados, e consequentes oportunidades que apresentam junto de junto do público profissional, importadores e distribuidores, justificam o investimento nas duas feiras, que decorrem esta semana no Dubai, atraindo visitantes do Golfo Arábico e dos continentes Africano e Asiático.
A AEP organiza a participação nestes certames há 14 anos consecutivos, tendo apoiado diretamente mais de 250 participações de empresas no fomento de contactos comerciais junto daquele destino.
O setor alimentar nos EAU tem um valor anual superior a 7 mil milhões de dólares e nos mercados em seu redor ultrapassa os 60 mil milhões de dólares, com destaque para a Arábia Saudita como um dos principais importadores.
Na região do Golfo Arábico, em média, 60% das importações de produtos alimentares são destinadas ao retalho, enquanto o setor HORECA absorve cerca de 25%. Além disso, a região apresenta a maior taxa de crescimento per capita de consumo alimentar no mundo. Atualmente, estão em construção mais de 170 novos hotéis nos EAU e 550 novos projetos turísticos em toda a região do Médio Oriente.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.